MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Direito Autoral na Internet e na Montanha

Direitos pela criação e pelo uso de qualquer obra é um tema polêmico tanto no mundo virtual como no montanhismo. Na internet já sabemos das mazelas das gravadoras, dos estúdios e das editoras por conta da divulgação e consumo de seus produtos sem o devido pagamento.

Polêmicas virtuais a parte, no mundo das alturas ocorre a mesma coisa com as vias de escalada. Antigamente o escalador abria a via e a “doava” para um clube, para que fosse feita a devida manutenção como a troca de proteções, limpeza, etc..

O Ego, as mudanças culturas e éticas e o enfraquecimento dos clubes no meio dos montanhistas, fez com que o conquistador não desse mais a devida impo
rtância para questões relacionadas a manutenção e a divulgação das informações sobre as conquistas de vias, gerando as discórdias que temos hoje nos mais diversos estados brasileiros.

Alterações no traçado, vias passando por cima de outra, vias muito próximas sem proteções em péssimo estado de conservação, falta de informações sobre determinada região ou via, e a falta de informação sobre o conquistador, quando necessário a interferência, são as principais dificuldades encontradas quando se trata de escalada em rocha no Brasil. É bem verdade, que no últimos anos, surgiram vários guias de escalada, mas ainda não temos regras sobre conquista, metodologias ou uma opinião uniforme sobre o assunto.

Li um artigo sobre direito autoral para Blogs, Podcast e E-Books que serviriam muito bem às nossas necessidades. Como exemplos existe um projeto que no Brasil tem o patrocínio da GV, chamado Creative Commons, uma ONG que disponibiliza licenças flexíveis e legais pré-determinadas e que permitem aos leitores copiar, distribuir ou alterar seus artigos, com uso comercial ou não, desde que atribuam o crédito ao autor seguindo as normas descritas na licença. Uma iniciativa interessante, rápida, desburocratizada e muito útil em tempos de “piratas virtuais” e montanhistas com pouca ou sem nenhuma ética.

Da até para imaginar a situação: O escalador conquista uma via, volta para casa, abre a internet, escolhe qual licença se adapta melhor a sua necessidade e sai espalhando sua “obra” ou via por aí..

Poderia funcionar...

Veja aqui nossa licença.


1 Comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    Depois que você comentou sobre a licença, decidi: não posso usar. Eu ainda sou muito possessivo... ficaria indignado com gente usando o que eu escrevi por aí... sei lá :-)

Postar um comentário