MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Preciso mesmo de garfo e faca para comer?

Tive poucas oportunidades de viajar por longos períodos para escalar ou fazer longas travessias.

Mas as minhas melhores recordações são aquelas relacionadas ao meu comportamento ou como minhas prioridades mudaram após esse tempo que passei montanha.

O mais interessante é que só percebemos isso, quando voltamos a dita "civilização" e confrontamos os valores que obtivemos na montanha com os que o dia-a-dia nos impõe.

Vejam só as diferenças:

    1. Percebi que posso viver sem internet;
    2. Que não vou morrer se não tomar banho todos os dias, principalmente se tiver muito frio!
    3. Que um pouquinho de mato na comida apenas aprimora seu sabor;
    4. Que consigo dormir às 18:00h, ainda mais se tiver vencido 1.000m de desnível;
    5. Que não preciso de vaso, pia e quatro paredes para fazer minhas necessidades básicas e nem de uma torneira para escovar os dentes;
    6. Que pentear os cabelos todos os dias pela manhã é dispensável, além de desnecessário;
    7. Que posso comer em um prato que foi limpo com papel higiênico para economizar água;
    8. Que consigo usar uma meia mais de um dia seguido e até posso dormir com a mesma roupa depois de um longo dia de caminhada (Não aconselhável!!)
    9. Que consigo carregar uma casa nas costas e que tudo que preciso para viver esta lá!
    10. Que se tomar chuva não vou derreter;
    11. E que um pouquinho de frio não faz mal a ninguém;
    12. Que dormir ao relento (bivacar) não mata, não aleija Que nenhum animal carnívoro irá me devorar durante a noite e que ainda por cima dá para ver as várias fases do céu.

Nada de contas a pagar, MBA, Inglês, Cursos e chefe pegando no pé. E nesses momentos minhas preocupações passam a ser as mínimas possíveis, podendo até ser contado nos dedos as prioridades do momento:

    • Onde vou dormir essa noite e quanto tempo falta para chegar lá;
    • O que vou comer nos próximos dias;
    • Se estou em segurança;
    • Qual é a direção a seguir;
    • Será que tenho mesmo que ir embora? Não dá para ficar um pouquinho mais!??!...

E para você, quais as suas prioridades quando está na montanha e quais as que são deixadas em casa?

2 Comentários:

  1. Felipe Chaves Frossard disse...
     

    Cara,
    Já havia acampado e feito diversas travessias pequenas, mas depois que fiz a minha primeira travessia de mais de 2 dias (me refiro a uma de 4 que fiz) posso dizer que este post que vc escreveu descreve excepcionalmente bem exatamente as mesmas reflexões que eu fiz! Todas, sem tirar nem por!
    Uma das que eu mais pensei foi a "Será que tenho mesmo que ir embora? Não dá para ficar um pouquinho mais!??!..."
    Uma vez um senhor experiente que viaja MUITO me disse uma coisa... "Não somos mais dono de nosso tempo!" E creio que é por isso que quando viajamos, fazemos longas travessias, temos tanto prazer nisso, pois voltamos a ter completo e absoluto controle sobre nossas vidas!!!!

    Abraços!!! ... e boas montanhas!!

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Oi, Felipe.

    Obrigado por seu comentário. Acredito que tenha chegado ao mesmo critério que eu..rs

    Abs

    Levi Rodrigues

Postar um comentário