MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Direita, Esquerda ou Leste, Oeste


Eu confesso! Aprendi a me orientar na marra!!! E ainda morro de inveja quando alguém responde alguma pergunta, com uma resposta do tipo - Ah, já sei. É aquele riacho a (NE) nordeste do acampamento, não é?

Quando ouço uma resposta dessas, tenho que me concentrar para lembrar onde fica o Norte, depois descer um pouquinho até chegar no nordeste e aí assim visualizar o tal ponto mencionado.

Me surpreendo mais ainda, quando vejo um americano informando qualquer direção por pontos geográficos e não por direita, esquerda, frente ou trás.

Imagine a cena, você chega a uma pessoa e pergunta:

– Como faço para chegar na rua tal e ele simplesmente te responde:

– É simples, siga pelo Norte e quando cruzar a terceira rua vire e NW (noroeste) e depois vire a L (leste).

Se fosse comigo teria que anotar num papel, olhar para cima, achar o sol, achar o Norte, virar o papel para o norte e agora sim, me orientar conforme suas descrições.
(Se você leitor, tiver algum exemplo real de situações como essa, não deixe de comentar)

Você pode até dizer, - ahh, mas é muito mais simples se orientar por direita e esquerda. Pode até ser verdade (por uma questão cultural), porém é muito menos preciso, isso é fato.

Depois que comecei a usar orientações em montanha, passei a ficar muito curioso sobre o assunto e apesar de não dominá-lo completamente, tento usar sempre que possível as devidas orientações geográficas e acabei descobrindo algumas coisas interessantes. Por exemplo:

Você sabia que as estradas possuem aquelas nomenclaturas como BR116 ou SP310, porque estão baseadas em marcos geográficos?

Isso mesmo, o número se refere ao grau (dentro da escala de 360º) ou direção que a estrada segue à partir de um marco. No caso das estradas com BR é a partir de Brasília, no caso de SP e á partir da praça da Sé em São Paulo.

E olha como isso facilita a orientação, a SP330 (Anhanguera) está a NW da praça da Sé ou no ângulo 330º na escala de 360º.

Outro dia, me perguntaram porque São Caetano do Sul se chamava “do Sul” se estava praticamente na zona leste de SP.

Essa era fácil. Porque, ele está ao Sul de Brasília e não ao Sul de SP, já que é um município.

Outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, organizam os bairros por zonas, como zona Sul e zona Norte, facilitando a vida dos motoristas. Em SP as pontes da marginal, como as placas das ruas são pintadas em cores que representam suas direções à partir do centro da cidade.

Pra finalizar, uma curiosidade, vocês sabem qual a direção geral da Serra da Mantiquera?

0 Comentários:

Postar um comentário