MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Como é difícil viver de maneira sustentável

ReciclagemAté pouco tempo atrás me preocupava com o meio-ambiente, mas principalmente com meu comportamento nas trilhas e nas montanhas, mas na cidade levava numa boa o impacto que gerava.

Até que casei. E então passei a reparar mais enfaticamente em como nosso dia a dia, não deveria ser do jeito que é!

A começar pelo número de sacolas plásticas de supermercados que utilizo para os mais diversos fins e a enorme quantidade de lixo que produzido todos os dias. É mais de uma sacola por dia, cheia de material orgânico, embalagens, plásticos, garrafas PET e papel.

O pior mesmo é o "peso na consciência" que sinto por ter pleno conhecimento das consequencias do impacto que estou gerando, aliado a dificuldade em colocar em prática medidas necessárias para reduzir esse impacto.

Passei a pensar mais em como resolver a situação. A primeira medida veio por conta da síndica do prédio onde moro, que instalou lixeiras especificas para baterias e pilhas, colocou material informativo e criou uma parceria com a ONG Triangulo para recolher garrafas com óleo de cozinha.

Mas minha consciência continua me perseguindo, então enumerei minhas dificuldades:

1. Fechar a torneira ao lavar a louça ou fazer a barba

  • Dificuldade: Falta de praticidade na hora de executar as tarefas.
  • Solução adotada: Diminuir o volume de água na torneira.
  • Solução Futura: Criar vergonha na cara e abrir e fechar quando necessário.

2. Usar menos sacolas plásticas

  • Dificuldade: Hábito social, além da falta de praticidade, pois teríamos que andar com sacolas de tecido.
  • Solução adotada: No supermercado coloco mais produtos dentro de uma mesma sacola, afim de utilizar menos quantidade e quando possível não a uso, levo na mão mesmo.
  • Solução Futura: Tá difícil! Já vi exemplos de países onde a sacola de tecido ou de outro material reciclavel é vendida no próprio estabelecimento ou há um desconto para quem leva suas próprias sacolas, mas no Brasil ainda não sei o que fazer.

3. Embalagens

  • Dificuldade: Como ficar livre delas?
  • Solução adotada: Mudamos um pouco nosso hábito alimentar, consumindo menos carnes e passando a comer mais frutas, legumes, queijos e produtos encontrados em feiras ou sacolões. Além de mais saudável, desocupou mais minha geladeira.
  • Solução Futura: Achar um meio de comprar produtos orgânicos, com valores acessíveis.

4. Reciclar o lixo

P.S. Já foram ver o preço de uma lixeira específica para reciclar?

  • Dificuldade: Ausência de estrutura física, aliado a falta de hábito.
  • Solução adotada: Não sei o que fazer, pois ao separar, não teria onde colocar, já que o prédio não tem coleta seletiva.
  • Solução Futura: Achar um tempinho, ir à prefeitura e colocar nosso condomínio na coleta seletiva da cidade.

5. Impactar menos

  • Dificuldade: Andar de ônibus, consumir menos, conscientizar mais as pessoas próximas á mim, andar e bicicleta, economizar energia elétrica, etc..
  • Solução adotada: Andar de ônibus e bicicleta e SP é coisa para maluco, e resto dá para dar uma melhorada.
  • Solução Futura: Mudar de cidade. Que tal Curitiba?

Viver Sustentável e Reconecção, são blogs que possuem muito material para download sobre o tema reciclagem e vida sustentável.

2 Comentários:

  1. Viver Sustentável disse...
     

    olá!
    obrigada pela referência ao blog, passei pra deixar um abraço e também pra dizer que estamos de endereço novo:
    http://viver-sustentavel.blogspot.com

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Já fiz a alteração no feed. Parabéns Pelo Trabalho..

    Abs

    Levi

Postar um comentário