Direito Autoral na Internet e na Montanha
Direitos pela criação e pelo uso de qualquer obra é um tema polêmico tanto no mundo virtual como no montanhismo. Na internet já sabemos das mazelas das gravadoras, dos estúdios e das editoras por conta da divulgação e consumo de seus produtos sem o devido pagamento.
Alterações no traçado, vias passando por cima de outra, vias muito próximas sem proteções em péssimo estado de conservação, falta de informações sobre determinada região ou via, e a falta de informação sobre o conquistador, quando necessário a interferência, são as principais dificuldades encontradas quando se trata de escalada em rocha no Brasil. É bem verdade, que no últimos anos, surgiram vários guias de escalada, mas ainda não temos regras sobre conquista, metodologias ou uma opinião uniforme sobre o assunto. Li um artigo sobre direito autoral para Blogs, Podcast e E-Books que serviriam muito bem às nossas necessidades. Como exemplos existe um projeto que no Brasil tem o patrocínio da GV, chamado Creative Commons, uma ONG que disponibiliza licenças flexíveis e legais pré-determinadas e que permitem aos leitores copiar, distribuir ou alterar seus artigos, com uso comercial ou não, desde que atribuam o crédito ao autor seguindo as normas descritas na licença. Poderia funcionar... Veja aqui nossa licença. |
Depois que você comentou sobre a licença, decidi: não posso usar. Eu ainda sou muito possessivo... ficaria indignado com gente usando o que eu escrevi por aí... sei lá :-)