Que tal panquecas no café da manhã?
Um bom rendimento em uma caminhada é definido pela forma que foi organizada e qual o nível de conforto que temos disponível.
Esses itens poderiam ser resumidos em três pontos:
- Ter condições para uma boa noite de sono.
- Se vestir de acordo com o ambiente para não passar frio e calor demais.
- Comer muito bem.
Porém, eu sempre me interessei mas pelo último item - A alimentação, não que os outros tenham menos importância, mas eu prefiro um bivaque mal feito a não ter uma boa alimentação durante a caminhada.
Durante um curso de Mínimo Impacto ministrado pela Outward Bound Brasil fui apresentado as panquecas no café da manhã.
Eu adorei a idéia e sempre as faço no café, mas confesso que não era a muito fácil de se fazer (apesar de muito gostoso), pois elas sujam as panelas, grudam e de vez em quando ainda sai errado, com não tinha outras receitas a não ser a do Sérgio Beck, fazia assim mesmo
Recentemente descobri uma receita daquelas tradicionais panquecas americanas.Testei em casa e ficaram ótimas, mesmo pensando rm toda a logística de uma caminhada.
Dicas: Separe em casa todos os itens antecipadamente e coloque em pequenos saquinhos (tipo Zip) separados por porções. Assim fica mais fácil na hora de fazer as refeições.
Massa:
½ xícara de leite ou 120ml de leite.
Você pode fazer na hora ou colocar no junto dos outros ingredientes a quantidade de leite em pó referente a 120ml.
1 ovo (embalados em filme contact)
Eu uso uma caixinha própria para transportar ovos que comprei na REI, mas já vi algumas soluções parecidas em lojas aqui no Brasil.
1 xícara de Farinha trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de óleo
Uso um tubinho tipo de mini shampoo para levar o óleo.
Modo de fazer
Misture tudo com o auxílio de uma colher e depois que a massa estiver bem consistente, coloque na frigideira (eu comprei uma bem pequena e leve com antiaderente e tirei o cabo para facilitar o encaixe na mochila) mais ou menos 2 colheres de massa sem espalhar para cada porção em fogo baixo (essa parte é mais difícil no MSR).
Um pingo de óleo na frigideira na primeira porção, vai ajudar a grudar menos.
Vire os lado quando começar a borbulhar e deixe dourar os dois lados, podem ser servidas com geléias, requeijão, mel, etc... que é comprado naquelas embalagens individuas que se usam em restaurantes e hotéis.
As panquecas ficam iguais as da foto acima e são deliciosas.
Fonte da Receita: Canto da Lú
0 Comentários:
Postar um comentário