10 outras maneiras de usar seu Cobertor de Emergência
- Kit Pessoal de Emergência: Como montar um estojo com Primeiros Socorros e outros itens de emergência
No Brasil, por ser um país "quase tropical", dificilmente ouvimos falar em hipotermia.
Apesar que em qualquer curso ou Check List para Estojos de Primeiros Socorros, temos a indicação e necessidade do uso de um Cobertor de Emergência em casos de hipotermia.
Em caminhadas clássicas como a Serra dos Órgãos, Aparados da Serra e Serra Fina, facilmente pegamos temperaturas próximas ou abaixo de 0º, isso sem contar a sensação Térmica, que faz 0º virar -10º ou mais, em poucos minutos, mas que não chega a assustar um montanhista com média experiência.
Apesar do custo baixo e do uso simples, que consiste em apenas enrolar ou cobrir o acidentado com o cobertor, visando que perca o menos de calor possível, pouco ouvimos falar nas outras funcionalidades do seu cobertor em outras situações de emergência, podendo aumentar sua utilidade, já que esse é mais um daqueles itens que costumam ficar no PS, guardado bem lá no fundo, naquele bolsinho que nem lembramos que existe.
Possíveis Utilidades:
- Capa de Chuva
- Forro para barraca
- Chão para Barraca
- Barraca de emergência
- Proteção contra intermação (o mesmo insolação)
- Para captar água da chuva ou recipiente para carregar água
- Por baixo de blusas de frio, ajudando a aquecer (disso eu já precisei)
- Usando para fortalecer uma maca de emergência, quando feita com camisetas e troncos de árvores
- Capa para sacos de dormir, quando em bivaques
- Capa de chuva para mochilas
Essas são apenas umas idéias, use a criatividade que achará várias outras maneiras de utilizar seu cobertor de emergência.
Efeitos colaterais: Depois do uso e se ele ainda estiver em condições de guardar, seu problema será em descobrir como dobrá-lo novamente e recolocá-lo naquele saquinho apertado.
0 Comentários:
Postar um comentário