MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Que tal panquecas no café da manhã?

pancakes

Um bom rendimento em uma caminhada é definido pela forma que foi organizada e qual o nível de conforto que temos disponível.

Esses itens poderiam ser resumidos em três pontos:

  • Ter condições para uma boa noite de sono.
  • Se vestir de acordo com o ambiente para não passar frio e calor demais.
  • Comer muito bem.

Porém, eu sempre me interessei mas pelo último item - A alimentação, não que os outros tenham menos importância, mas eu prefiro um bivaque mal feito a não ter uma boa alimentação durante a caminhada.

Durante um curso de Mínimo Impacto ministrado pela Outward Bound Brasil fui apresentado as panquecas no café da manhã.

Eu adorei a idéia e sempre as faço no café, mas confesso que não era a muito fácil de se fazer (apesar de muito gostoso), pois elas sujam as panelas, grudam e de vez em quando ainda sai errado, com não tinha outras receitas a não ser a do Sérgio Beck, fazia assim mesmo

Recentemente descobri uma receita daquelas tradicionais panquecas americanas.Testei em casa e ficaram ótimas, mesmo pensando rm toda a logística de uma caminhada.

Dicas: Separe em casa todos os itens antecipadamente e coloque em pequenos saquinhos (tipo Zip) separados por porções. Assim fica mais fácil na hora de fazer as refeições.

Massa:

½ xícara de leite ou 120ml de leite.

Você pode fazer na hora ou colocar no junto dos outros ingredientes a quantidade de leite em pó referente a 120ml.Ovos

1 ovo (embalados em filme contact)

Eu uso uma caixinha própria para transportar ovos que comprei na REI, mas já vi algumas soluções parecidas em lojas aqui no Brasil.

1 xícara de Farinha trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de óleo

Uso um tubinho tipo de mini shampoo para levar o óleo.

Modo de fazer

Misture tudo com o auxílio de uma colher e depois que a massa estiver bem consistente, coloque na frigideira (eu comprei uma bem pequena e leve com antiaderente e tirei o cabo para facilitar o encaixe na mochila) mais ou menos 2 colheres de massa sem espalhar para cada porção em fogo baixo (essa parte é mais difícil no MSR).

Um pingo de óleo na frigideira na primeira porção, vai ajudar a grudar menos.

Vire os lado quando começar a borbulhar e deixe dourar os dois lados, podem ser servidas com geléias, requeijão, mel, etc... que é comprado naquelas embalagens individuas que se usam em restaurantes e hotéis.

As panquecas ficam iguais as da foto acima e são deliciosas.

Fonte da Receita: Canto da Lú

0 Comentários:

Postar um comentário