MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

10 outras maneiras de usar seu Cobertor de Emergência

Leia Também:

No Brasil, por ser um país "quase tropical", dificilmente ouvimos falar em hipotermia.

Apesar que em qualquer curso ou Check List para Estojos de Primeiros Socorros, temos a indicação e necessidade do uso de um Cobertor de Emergência em casos de hipotermia.

Em caminhadas clássicas como a Serra dos Órgãos, Aparados da Serra e Serra Fina, facilmente pegamos temperaturas próximas ou abaixo de 0º, isso sem contar a sensação Térmica, que faz 0º virar -10º ou mais, em poucos minutos, mas que não chega a assustar um montanhista com média experiência.

Apesar do custo baixo e do uso simples, que consiste em apenas enrolar ou cobrir o acidentado com o cobertor, visando que perca o menos de calor possível, pouco ouvimos falar nas outras funcionalidades do seu cobertor em outras situações de emergência, podendo aumentar sua utilidade, já que esse é mais um daqueles itens que costumam ficar no PS, guardado bem lá no fundo, naquele bolsinho que nem lembramos que existe.

Possíveis Utilidades:

  1. Capa de Chuva
  2. Forro para barraca
  3. Chão para Barraca
  4. Barraca de emergência
  5. Proteção contra intermação (o mesmo insolação)
  6. Para captar água da chuva ou recipiente para carregar água
  7. Por baixo de blusas de frio, ajudando a aquecer (disso eu já precisei)
  8. Usando para fortalecer uma maca de emergência, quando feita com camisetas e troncos de árvores
  9. Capa para sacos de dormir, quando em bivaques
  10. Capa de chuva para mochilas

Essas são apenas umas idéias, use a criatividade que achará várias outras maneiras de utilizar seu cobertor de emergência.

Efeitos colaterais: Depois do uso e se ele ainda estiver em condições de guardar, seu problema será em descobrir como dobrá-lo novamente e recolocá-lo naquele saquinho apertado.

0 Comentários:

Postar um comentário