Não é só no Brasil que se proibe
O Parque Natural Sierra da Enciña da Lastra, na Galícia, está travando uma batalha com os escaladores locais, após baixar uma norma proibindo a escalada no local, com multas de até 3.000 euros por escalador que desobedecer a norma.
A administração do parque alega que os escaladores estão impactando a fauna e flora do parque com as atividades praticadas no parque, sendo que o parque é atravessado por uma estrada nacional, uma ferrovia, possui hidrelétricas e torres de alta tensão.
Isso mostra que não é somos os únicos a passar por problemas como proibições aleatórias e o descaso das administrações dos parques nacionais e estaduais quanto as nossas reivindicações.
A solução adotada pelos escaladores foi um encontro afim de manisfetar contra o que entendem ser uma norma irracional e indiscriminada e fazer com que os fóruns que acontecem e que tomam decisões que afetam as atividades de escalada sejam abertos para a comunidade escaladora e que possam participar mais efetivamente das decisões de forma democrática e racional.
Proibição é uma norma arbitrária e como dito, irracional, já a regulamentação de uso das áreas ambientais é uma questão ética, responsável e democrática de se lidar com parques nacionais e demais ambientes de escalada, onde haja maciça presença de visitantes.
Mais informações: Desnivel
* Algum montanhista viajado sabe onde fica a Galícia?
0 Comentários:
Postar um comentário