MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Não é só no Brasil que se proibe

O Parque Natural Sierra da Enciña da LastraPoibicion No, na Galícia, está travando uma batalha com os escaladores locais, após baixar uma norma proibindo a escalada no local, com multas de até 3.000 euros por escalador que desobedecer a norma.

A administração do parque alega que os escaladores estão impactando a fauna e flora do parque com as atividades praticadas no parque, sendo que o parque é atravessado por uma estrada nacional, uma ferrovia, possui hidrelétricas e torres de alta tensão.

Isso mostra que não é somos os únicos a passar por problemas como proibições aleatórias e o descaso das administrações dos parques nacionais e estaduais quanto as nossas reivindicações.

A solução adotada pelos escaladores foi um encontro afim de manisfetar contra o que entendem ser uma norma irracional e indiscriminada e fazer com que os fóruns que acontecem e que tomam decisões que afetam as atividades de escalada sejam abertos para a comunidade escaladora e que possam participar mais efetivamente das decisões de forma democrática e racional.

Proibição é uma norma arbitrária e como dito, irracional, já a regulamentação de uso das áreas ambientais é uma questão ética, responsável e democrática de se lidar com parques nacionais e demais ambientes de escalada, onde haja maciça presença de visitantes.

Mais informações: Desnivel

* Algum montanhista viajado sabe onde fica a Galícia?

0 Comentários:

Postar um comentário