MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Yes! Nós temos sites e Blogs em português

O Cordada Infinita surgiu a pouquíssimo tempo, mais precisamente em maio desse ano, com a proposta de incentivar e distribuir textos e notícias com temáticas ligadas às atividades praticadas ao ar livre.

Assuntos mais abrangentes como tecnologia, opinião e equipamentos, também terão uma abordagem ligada ao montanhismo, criando assim links com as mais áreas do nosso cotidiano.

A verdade, é que meu maior prazer está em compartilhar com outras pessoas informações e opiniões sobre este assunto. Temos alguns outras opções de informação, como as listas de discussões dos clubes e federações, o excelente HangOn, além de alguns sites como Webventure e o Alta Montanha.

Mas esta realidade está começando a mudar e cada vez mais rápido. Mês a mês eu percebo o surgimento de novos sites e principalmente de novos blogs, ajudando a colocar mais conteúdo de qualidade em meio a tanta baboseira que se encontra na internet.

Algumas considerações devem ser feitas sobre o assunto. A primeira é que Sites e Blogs, são mídias com propostas totalmente diferentes.

Os sites possuem uma abrangência maior em termos de recursos e divulgação, são as referências do jornalismo “moderno” tradicional, mas são impessoais e passam aquela imagem de profissionalismo e jornalismo sério.

Porém, são mais caros e exigem mais atenção dos desenvolvedores para manter um layout moderno e funcional. Aliado à informações atualizadas, quando bem feitos se tornam referências, como os sites da Desnível, Barrabes, Backpacker, Rock and Ice e tantas outras publicações online pelo mundo.

Já os blogs tem por característica a opinião pessoal, a informalidade na forma de redação e a facilidade de atualização do conteúdo e não necessariamente são menos qualificado do que qualquer outro conteúdo dos grandes portais.

Essa mídia tem cativado cada vez mais leitores, tanto que as principais mídias globais possuem seus próprios blogs internos, onde jornalistas expõem suas opiniões pessoais sobre as noticias veiculadas no dia.

Mas nem só de jornalistas profissionais vivem os blogs. Jovens de Bagdá publicavam minuto a minuto a invasão americana no Iraque antes mesmo da CNN, outros anunciam novidades do mundo tecnológico antes das próprias marcas.

É tamanha a importância de certos blogs, que alguns chegaram até a incomodar o gigante Estadão, (clássico jornal de SP) que criou uma campanha para desacreditar todo conteúdo gerado por “não profissionais”, isso porque estão perdendo muitos leitores para essas mídias “informais”, onde a informação é passada de maneira simples e quase sempre bem humorada.

Nesses tempos onde a informação é fator crucial na hora de comprar produtos, na formação do senso critico e principalmente na cultura envolvida nos mais variados assuntos, não tinha como o montanhismo ficar fora dessa, e o surgimento de vários blogs e sites com assuntos co-relacionados não demorou a começar.

Tenho acompanhado vários sites e blogs. Todos possuem um bom conteúdo e estão sempre atualizados, alguns semanalmente, outros diariamente, isso sem contar os sites comerciais como o WebVenture, Inema e 360º, que possuem uma boa gama de notícias e artigos sobre esportes de aventura e as clássicas listas de discussões dos clubes e federações.

O futuro será mais promissor ainda, com a divulgação cada vez mais maciça de conteúdo em formato RSS (Feeds), dos conceitos de WEb 2.0, a facilidade de criação de Gadgets e Plugins, leitores para Feeds e outras inovações, farão com que a informação se torne algo cada vez mais acessível, barato, rápido e principalmente atrativa.

O que acompanho:

Blogs: A Montanha, Wilo Montanhismo, Eliseu Frechou, Tonto, Azimutantes.

Sites Alta Montanha, SitedoDubois, Montanha.bio, Escalada Brasil, Marski Montanhismo

0 Comentários:

Postar um comentário