MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Cinco itens Essenciais para levar na mochila em sua próxima caminhada - Parte 1

Você já deve ter ouvido na lista dos cinco itens mais importantes para se levar na mochila, ou seja, aqueles itens que numa emergência não poderiam faltar na mochila do montanhista experiente.

Mas se você um dia chegar numa situação de emergência a ponto de ter esses cinco itens como fator de vida ou morte, pode ter certeza que você infringiu uma série de regras básicas de planejamento e orientação para chegar nessa situação.

Caso não saiba, são eles:

1º - Saco plástico – Para fazer um abrigo ou capa contra a chuva, captar água, sinalizar ou mesmo para se proteger de insetos e outros pequenos animais.

2º - Isqueiro – Numa emergência o fogo será um item fundamental para se aquecer e cozinhar.

3º - Blusa – Pode ter certeza que se você se meteu em uma “roubada”, vai precisar de uma blusa, de preferência de material sintético e com uma boa espessura.

4º - Canivete – Aqueles com as funções básicas, laminas médias e pequenas, uma pinça, uma tesoura, chave de fenda e abridor de lata já dão pro gasto.

5º - Apito – Sua voz durará muito mais de usar um apito para pedir ajuda em vez de ficar gritando por aí, afinal essa é a primeira reação que temos em caso de emergência.

Apesar de haver uma certa discussão sobre a ordem os itens, no geral eles podem salvar a sua vida e não custa nada mante-los no cantinho da mochila.


0 Comentários:

Postar um comentário