MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Cotidiano | Três bons e Maus motivos para viver em São Paulo

Há pelo menos três bons motivos para viver em São Paulo, como também três maus motivos para estar nessa que é a principal cidade da América Latina.

É claro que poderíamos fazer várias listas temáticas que também teriam seus lados bons e lados ruins e alguns dos motivos não são exclusividades apenas de São Paulo, mas isso depende muito da interpretação de cada um.

Será que você concorda com meus motivos?

Três Bons Motivos

1º – Cultura – Como sempre, um dos melhores motivos é a diversidade cultural, gastronômica e de entretenimento que São Paulo oferece, são inúmeras as livrarias como a Livraria cultura da Paulista (minha predileta) que tem em seu catálogo livros de montanhismo, mapas e guias em inglês ou em português. Próximo também há inúmeros restaurantes e bares dos mais diversos estilos.

No quesito entretenimento, a cidade tem de tudo, cinemas, shows, teatros e exposições são freqüentes e para todos os bolsos.

2º – Compras – Parece coisa de consumista exagerado, mas deixando os preconceitos de lado, São Paulo é uma cidade onde se encontra de tudo. Empresas encontram todo tipo de matéria prima, ruas temáticas como a 25 de março e o bairro do Canindé são referências nacionais em consumo popular, o que permitem que você, mero cidadão possa optar por comprar um produto em uma loja de shopping ou comprar o mesmo produto por um preço bem menor numa rua popular.

Sem se esquecer das principais lojas de montanhismo que apesar do preço, dispõe de uma grande variedade de equipamentos.

3 – Cursos e Educação – Esse ponto é muito importante. Cursos dos mais variados temas são encontrados em qualquer lugar, sejam profissionalizantes, MBA, graduações, cursos esportivos como os ministrados nas academias de escalada, cursos e degustações voltados ao pessoal gourmet, enfim, tudo o que quiser aprender, encontrará em SP.

Três Maus Motivos

1 – Vida Urbana – Esse é motivo de tantos acidentes, violência, discrepância social, corrupção e as demais conseqüências do capitalismo paulista. São Paulo é extremamente conturbada, há muitos, mas muitos carros mesmo, faltam transportes coletivos de qualidade, conforto e segurança, não há ciclovias, perde-se muito tempo no trânsito, há muitos acidentes por conta do stress gerado por este trânsito urbano.

E principalmente, não há áreas verdes acessíveis a todos.

2 – Meio ambiente – Dizem que mais áreas verdes resolveriam boa parte dos problemas de São Paulo, mas não é verdade. O problema não está no meio ambiente e sim nas pessoas.

São poucas aquelas que tiveram acesso há noções básicas de educação ambiental, por isso, muito lixo é jogado nas ruas, há uma poluição física e sonora exagerada, faltam regras mínimas de convívio social voltada para ambientes urbanos e o mais importante: Os pontos de escalada ou mesmo a Serra da Mantiqueira está a muito mais de 100km de distância.

1 – Educação – Apesar de ser a cidade que mais oferece opções de estudo, são poucas as pessoas quem tem condições de acesso, criando uma total desordem profissional e educacional.

Não há incentivo para pesquisa, professores ganham super mal e ainda são obrigados a conviver com a violência e falta de interesse e desrespeito por parte dos alunos. O ensino é cada vez mais fraco, criando uma geração inteira de analfabetos funcionais (sabem ler, mas não sabem interpretar), não há condições criativas de ensino, utilizando conceitos ultrapassados e de cunho político de esquerda.

Enfim, a educação em São Paulo e no grande ABC é um motivo digno de repugnância, motivos para se lamentar do descaso em que se encontra a educação que já foi a melhor do país.

0 Comentários:

Postar um comentário