MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

A arte de Planejar

Semana passada foi lançado o IPhone (Celular+Ipod+PocketPc) da Apple, um celular que promete revolucionar o mercado mundial de telefonia. Foram vendidas mais de 700 mil unidades nestes primeiros três dias, com um lucro de aproximadamente $420 milhões (quase nove vezes o faturamento de 2006 da Fundação Mozilla, aquela do FireFox). Uma fila de 5 mil pessoas já estava formada na véspera do lançamento (dia 29, às 18hs) na loja 24 horas do Apple em Nova Iorque.

O interessante disso tudo, é que não havia a mínima dúvida sobre o sucesso comercial do IPhone desde janeiro, quando foi anunciado oficialmente na MacWorld 2007.

Numa rápida pesquisa no Google, constatei que existem mais de 168 milhões de referências ao IPhone (isso mesmo,168 MILHÕES!!!) e uma gama imensa de produtos e acessórios para um celular que nem fez sete dias de vida.

Por trás disso tudo, está a mente criativa de Steve Jobs, o fundador da Apple Inc., que revolucionou o meio tecnológico com sua visão de produtos inovadores e designs futuristas.

Criador do computador pessoal Macintosh, lançado em 1984, que mudou definitivamente o conceito do PC doméstico, com a introdução do conceito de navegação por ícones e a introdução do mouse. Também foi dele a idéia do IPod, numa época em que ainda se discutia o fenômeno da música digital.

Mas o grande lance, está no planejamento de seus projetos. Imagino que no caso do IPhone, ele deve ter feito como um montanhista ao planejar uma nova caminhada. Sentou em sua mesa, abriu uma carta topográfica, visualizou o terreno, as cotas, os desníveis, a localização, o equipamento necessário, a data da caminhada e principalmente, quem poderia ir junto.

Só que no caso dele, visualizou um produto inovador, verificou quais as plantas industriais prontas para produzir um produto como esse, as dificuldades de desenvolvimento, os fornecedores que comprariam a idéia e principalmente que consumidor iria atingir.

Apesar de alguns pontos fracos, como a edição de textos, SMS, foto, etc.. a tecnologia inserida no IPhone obrigou quase todas as grandes empresas do setor a produzir modelos com tela Multi-touch (telas sensíveis ao toque) que facilita o acesso aos menus e sub menus.

Pra nós que trabalhamos na área de negócios, esse é um case de sucesso, baseado em uma empresa onde os funcionários são mais do que motivados. Exemplo disso é, a distribuição no mês que vem de um Iphone de 8 Gigas para cada funcionário.

Particularmente, concordo muito com a visão de trabalho da Google, da Apple e de outras empresas da área de TI, pelo dinamismo, o incentivo a criatividade e a pesquisa, a competição saudável e busca por um ambiente de trabalho que proporciona prazer e fidelidade aos ideais da empresa.

Ah, estava me esquecendo. Já estão vendendo o IPhone no Brasil (no mercado Livre, é claro), porém sem nenhuma garantia de que ele vá funcionar como celular, pois faltam parcerias com operadoras (a Tim, ViVo e Oi, já estão interessadas em trazê-lo), e tão pouco se sabe quando terá um desbloqueador.

Por mais incrível que possa parecer, ele está a venda por apenas R$ 3.200,00! E você, já comprou o seu?

0 Comentários:

Postar um comentário