Acidente: Avalanche Mata e Deixa Desaparecidos no K2
Uma avalanche a mais de 8.000 metros atingiu ontem alpinistas que estavam no K2, a segunda maior montanha do mundo, no Himalaia.
Segundo o EverestNews muitos montanhistas estavam retornando do cume, inclusive uma expedição com 18 pessoas de varias nacionalidades, incluindo sherpas, coreanos, paquistaneses, nepaleses, um holandês e um italiano, mas a agencia ressalta que não é possível saber quantas pessoas estavam na montanha na hora do acidente.
Os últimos números são:
- 02 mortes confirmadas: Dren MANDIC, um alpinista sérvio e Hugues, um alpinista paquistanes, morreram no caminho para o cume. Hugues aparentemente tentou ultrapassar um alpinista mais lento no gargalo (local mais conhecido como Gargalo de Garrafa) e caiu.
- Possivelmente 22 pessoas estavam na montanha no momento do acidente. O número real, incluindo os sherpas, guias e outros trekkers não pode nunca ser conhecido.
- pessoas confirmadas como desaparecidas, incluindo: 2 sherpas; Gerard McDonnel, (Irlanda), Christian Stangl (Áustria), Thomas Strausz Mag (Áustria), de 2 a 3 pessoas de uma equipe coreana e Hugues, um francês.
- 4 mortos já identificados, incluindo os 2 acima mencionadas. O EverestNews.com disse que outras duas mortes foram confirmadas por pelo menos duas fontes.
"Vários mortos e seis desaparecidos" é o relatório de Zerain Alberto, um dos primeiros a fazer o cume no dia da tragédia.
EverestNews.com também divulgou os nomes e status de alpinistas que já estejam ou que já desceram da montanha. Muitos dos sherpas e alpinistas que estavam seguros, voltaram para a a montanha nos resgates.
Acompanhe a cobertura completa sobre o acidente, no EverestNews.
Fontes: EverestNews, AltaMontanha e HikerHell
0 Comentários:
Postar um comentário