MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Acidente: Avalanche Mata e Deixa Desaparecidos no K2

Uma avalanche a mais de 8.000 metros atingiu ontem alpinistas que estavam no K2, a segunda maior montanha do mundo, no Himalaia.

Segundo o EverestNews muitos montanhistas estavam retornando do cume, inclusive uma expedição com 18 pessoas de varias nacionalidades, incluindo sherpas, coreanos, paquistaneses, nepaleses, um holandês e um italiano, mas a agencia ressalta que não é possível saber quantas pessoas estavam na montanha na hora do acidente.

image

Os últimos números são:

  • 02 mortes confirmadas: Dren MANDIC, um alpinista sérvio e Hugues, um alpinista paquistanes, morreram no caminho para o cume. Hugues aparentemente tentou ultrapassar um alpinista mais lento no gargalo (local mais conhecido como Gargalo de Garrafa) e caiu.
  • Possivelmente 22 pessoas estavam na montanha no momento do acidente. O número real, incluindo os sherpas, guias e outros trekkers não pode nunca ser conhecido.
  • pessoas confirmadas como desaparecidas, incluindo: 2 sherpas; Gerard McDonnel, (Irlanda), Christian Stangl (Áustria), Thomas Strausz Mag (Áustria), de 2 a 3 pessoas de uma equipe coreana e Hugues, um francês.
  • 4 mortos já identificados, incluindo os 2 acima mencionadas. O EverestNews.com disse que outras duas mortes foram confirmadas por pelo menos duas fontes.

"Vários mortos e seis desaparecidos" é o relatório de Zerain Alberto, um dos primeiros a fazer o cume no dia da tragédia.

EverestNews.com também divulgou os nomes e status de alpinistas que já estejam ou que já desceram da montanha. Muitos dos sherpas e alpinistas que estavam seguros, voltaram para a a montanha nos resgates.

Acompanhe a cobertura completa sobre o acidente, no EverestNews.

Fontes: EverestNews, AltaMontanha e HikerHell

0 Comentários:

Postar um comentário