MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Será realmente o fim das garradas Nalgene?

image A Nalgene Outdoors, marca popular de garrafas para atividades esportivas feitas policarbonato (quase inquebravel), emitiu um comunicado em seu site, dizendo que vai deixar de  produzir garrafas que usem o plástico "BPA" (Bisphenol-A, matéria prima principal das garrafas e presente em quase toda a linha da empresa)  nos próximos meses, por causa da crescente preocupação com pesquisas feitas no Canadá e a indicação de que o governo canadense irá classificar o BPA como material tóxico e não Atóxico, como vinha sendo colocado desde a década de 70.

Testes feitos em animais sinalizaram que houve alterações hormonais após certo tempo de contato com o BPA, e com base nesses resultados, muitos dos maiores varejistas do Canadá, incluindo o Wal-Mart , decidiu remover de suas prateleiras,  alimentos relacionados com o plástico ou produtos que contenham os compostos químicos, como garrafas bebê e xícaras.

image A empresa também anunciou uma nova coleção de garrafas fabricadas com Eastman's Tritan ™ copolyester. A nova linha inclui os principais produtos da marca e o Tritan é muito resistente a impacto, além de suportar uma ampla variação de temperatura e não contém ABP.

Resta a pergunta se eles já não sabiam disso a muito tempo e esperaram a situação ficar mais crítica ou se realmente agiram de forma coerente e responsável a notícia?

Leia mais sobre o tema em uma matéria no NYTIMES (em Inglês).

Fonte: Blog Outside

0 Comentários:

Postar um comentário