MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Um convite à Aventura

image

Logo que comecei a me interessar pelo montanhismo, (por incrível que pareça já faz mais de 10 anos!) a primeira coisa que me ocorreu era. Por onde começar? Para onde ir?

Naquela época, não havia internet e tínhamos apenas duas fontes de informação: Os clubes e as lojas de equipamentos.

Foi numa dessas lojas que “topei” pela primeira vez com um dos famosos roteiros de travessias do Beck, ficava em uma pasta sanfonada com vários roteiros que você olhava um a um e escolhia aquele que mais te interessava.

Era como um guia de viagens pelo Brasil, porém em uma pasta e lá ficavam as pessoas imaginando como seria essa ou aquela caminhada.

Meu primeiro roteiro escolhido foi uma travessia entre São Francisco do Xavier a Monte Verde (a famosa trilha do caçador, que nem deve mais existir!!) e lá fui eu.

...”virando logo após a padaria “Vale Verde”, procurando uma grande pedra no meio da rua, depois subindo ao lado de uma cachoeira e ainda esperando que passasse uma grande árvore caída no meio da trilha, depois terei que procurar um ”rabo” de trilha que saía de uma clareira...”

É claro que havia uma carta topográfica (também xerocada no fim dos roteiros), mas para quem estava começando a caminhar e ainda por cima sozinho, ela não resolvia muita coisa.

Mas assim eram seus roteiros e foi com essas cópias que conheci o Pico do Paraná (PR), Chapada Diamantina (BA), Serra dos Órgãos (RJ), Aparados da Serra (RS) e muitas outras caminhadas no Brasil.

Mas nem só de roteiros de caminhada, vive Sérgio Beck, dono de um estilo de escrever cativante (as vezes até polêmico), mas detalhista, objetivo e de fácil coompreenção.

Seus livros ensinam não só as técnicas básicas, mas também a compreender um pouco os prazeres de estar ao ar livre, de bivacar em uma noite de céu estrelado e a cultura em geral que envolve o montanhita Brasileiro.

E assim foi comigo.

image 

Quando quis aprender a conhecer o céu  comprei o “O Livro de Estrelas do Excursionista Sonhador”, ia começar a escalar li o “Com Unhas e Dentes”, a cozinhar foi com “O Livro de Cozinha do Excursionista Faminto”,  Primeiros Socorros “O Livro de Primeiros Socorros em Montanha e Trilha” e ainda outros como de orientação, bicicletada, etc..

De 2002 a 2005, editou a revista Aventura Já! (a primeira sobre caminhada do Brasil), uma revista que trazia roteiros por todo o Brasil, artigos técnicos e equipamentos.

Seus livros foram atualizados e reeditados e recentemente seu site foi atualizado com uma nova proposta de lançar livros temáticos, como travessias na Chapada Diamantina, outras na Serra dos Órgãos, etc...

É por esses e muitos outros bons motivos que os livros do Beck, são um verdadeiro "Convite à Aventura" e você pode acompanhar e prestigiar esse montanhista que a mais de 30 anos explora e incentiva o montanhismo Brasileiro ao estilo “You can do it(você pode!), indicando seus livros, utilizando e consultando  as revistas ainda disponíveis, pois seu material é essencial para qualquer loja de montanhismo e montanhitas iniciantes.

Conheça mais sobre Sérgio Beck em: www.livrosdobeck.com

0 Comentários:

Postar um comentário