Como se manter aquecido no Inverno
Fazer travessias, acampar e bivacar é muito bom, principalmente no inverno quando o tempo fica mais estável, com menos probabilidade de chuvas e o céu mais limpo.
Porém tudo isso pode virar um "inferno" se não forem feitas com segurança e um mínimo de “conforto”.
Pode até parecer um pouco de “frescura” (vai saber se não é!!), mas acredito que uma boa caminhada, deve seguir pelos menos essas três regrinhas básicas:
- Alimentar-se bem
- Usar roupas e calçados apropriados
- Ter uma boa noite de descanso
E dormir bem é um dos fatores mais importantes para manter o rendimento no próximo dia de caminhada, para mim, nada pior do que uma noite mal dormida.
Mas sabemos que nem sempre isso é possível, principalmente em uma noite muito fria.
Então vamos às dicas:
Acessórios e Dicas:
- Coloque uma bolsa de água quente dentro do saco de dormir, pode ser o seu dromedário (MSR), uma garrafa de água pet ou o seu reservatório de água.
- Use de um saco de bivaque, pode ser muito útil para aumentar a temperatura do saco de dormir na barraca.
- O uso de um isolante térmico, além de proteger o seu corpo da temperatura do chão, dá um pouquinho a mais de conforto.
- Uma xícara de chá, leite quente ou uma boa rodada de chimarrão antes de entrar na barraca ajuda muito a aumentar a temperatura do corpo.
Roupas:
- Roupas secas e limpas são fundamentais para se sentir bem e mais quente.
- Use camadas de roupas apropriadas, como roupas mais próximas a pele, ou seja, os velhos “minhocões” continuam sendo muito útil, isso sem se falar das “base layers” técnicas vendidas nas lojas de equipamento.
- Não esqueça de levar, luvas, gorros e meias.
Barracas e Sacos de Dormir:
- Use sacos de dormir e barracas apropriadas para sua caminhada.
- Caso sua barraca não seja a ideal, improvise uma “saia” na parte de baixo da barraca para manter o ar quente dentro da barraca.
- Monte sua barraca em um local abrigado do vento.
- Em caso de Emergência e somente nesse caso, corte tufos de matos (como o do capim anta) e coloque em baixo da barraca para isolar o chão de você.
0 Comentários:
Postar um comentário