Sistema de Graduação de Vias de Escalada
Você sabe como graduar corretamente uma via de escalada?
Conhece todos aqueles números e letras que os escaladores falam ao definir a dificuldade de uma via?
Possivelmente sim, mas recentemente a CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) com o objetivo de unificar a nomenclatura e a sistemática de vias de escalada, adotou o Sistema Brasileiro de Graduação de Vias de escalada, à partir de Agosto de 2007.
Você sabia que: A graduação Brasileira é uma das mais importantes no mundo (sendo citada em vários livros), junto com o sistema inglês e Francês, justamente por mencionar o grau geral e do lance mais difícil da via.
Para fazer download em PDF do arquivo, clique aqui.
Lembrando que: Um grau, considera-se que o escalador está guiando e escalando "à vista, ou seja" pela primeira vez e sem conhecimento prévio da parede.
Via: Brasil Vertical
Achei muito ruim a CBME ter considerado a graduação carioca como o padrão "oficial" para boulder. A maior parte dos videos, e dos lugares que frequento a graduação usada é o "V", indo de V0 a V16, onde V0 corresponde aproximadamente a um 7a Br. Deu a impressao que eles adotaram essa graduação só pq o artigo da femerj sobre graduações estava bem escrito e foi só dar ctrl+C ctrl+v. Poderia rolar uma enquete na pagina da CBME para que se adotasse a mais utilizada no brasil. Seja ela qual for.
Você tem razão quanto a isso. Eu também estranhei muito.
Apesar de achar muito válido a questão da unificação das nomenclaturas.
Mas acredito que isso tenha sido bem discutido entre os clubes e nada impede que se mude novamente.
valeww pelo comentário..
Boas escaladas..
Abs
Levi