MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Sistema de Graduação de Vias de Escalada

cbmeVocê sabe como graduar corretamente uma via de escalada?

Conhece todos aqueles números e letras que os escaladores falam ao definir a dificuldade de uma via?

Possivelmente sim, mas recentemente a CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) com o objetivo de unificar a nomenclatura e a sistemática de vias de escalada, adotou o Sistema Brasileiro de Graduação de Vias de escalada, à partir de Agosto de 2007.

Você sabia que: A graduação Brasileira é uma das mais importantes no mundo (sendo citada em vários livros), junto com o sistema inglês e Francês, justamente por mencionar o grau geral e do lance mais difícil da via.

Para fazer download em PDF do arquivo, clique aqui. 

Lembrando que: Um grau, considera-se que o escalador está guiando e escalando "à vista, ou seja" pela primeira vez e sem conhecimento prévio da parede.

Via: Brasil Vertical

2 Comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    Achei muito ruim a CBME ter considerado a graduação carioca como o padrão "oficial" para boulder. A maior parte dos videos, e dos lugares que frequento a graduação usada é o "V", indo de V0 a V16, onde V0 corresponde aproximadamente a um 7a Br. Deu a impressao que eles adotaram essa graduação só pq o artigo da femerj sobre graduações estava bem escrito e foi só dar ctrl+C ctrl+v. Poderia rolar uma enquete na pagina da CBME para que se adotasse a mais utilizada no brasil. Seja ela qual for.

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Você tem razão quanto a isso. Eu também estranhei muito.
    Apesar de achar muito válido a questão da unificação das nomenclaturas.
    Mas acredito que isso tenha sido bem discutido entre os clubes e nada impede que se mude novamente.

    valeww pelo comentário..
    Boas escaladas..

    Abs

    Levi

Postar um comentário