MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

O que é mais perigoso?

 

O que é mais perigoso no Himalaia? Escalar um 8000 mil ou andar de Helicóptero.

A pergunta acima foi feita pelo Pedro Hauck em uma matéria escrita para o  AltaMontanha sobre o acidente com um helicóptero, no campo base do Makalu.

São perguntas como essa que me fazem ter certeza que as montanhas continuam sendo mais seguras que as cidades.

É claro que acidentes acontecem em qualquer lugar, até mesmo nas montanhas,  mas lendo a matéria percebemos que a possibidade de sofrer um acidente como esse é  muito menor do que se comparado com um acidente aéreo (esse sim ouvimos muito mais relatos), sem contar se for comparado a possibilidade de ser assaltado ou de sofrer um acidente de trânsito, sejam eles por causas naturais ou por falha humana.

Mas realmente as imagens do acidente são impressionantes.

 

 

Waldemar Niclevicz que estava no momento da queda do helicóptero comentou:

O Helicóptero bateu no chão em alta velocidade, afundando o bico no solo arenoso, estava a ponto de capotar, de bater as gigantescas hélices (medem talvez uns 8m de comprimento!) no chão, acabou derrapando, levantando uma gigantesca nuvem de pó, até finalmente baixar novamente a sua parte traseira e parar. Filmei todo o acidente, as imagens ficaram impressionantes! Que gigantesco susto, uma imensa tragédia não aconteceu por pouco! (fonte: Altamontanha)

Mas eu posso dizer que já vi e ouvi coisas muito piores, aqui pertinho de mim, na minha cidade mesmo.

A frequência de acidentes com helicópteros em montanhas parece até assustadora, mas casos como o da menina Isabela ou do menino João Hélio (que foi arrastado pelas ruas do Rio de Janeiro)  me deixam  muito mais impressionados, na verdade,  fico pensando que tipo "pecado" fizemos para que a humanidade chegasse nesse nível de decadência.

Por isso,  ainda prefiro ir para as montanhas por mais "perigoso" que seja, pelo menos lá me sinto seguro ou melhor, "em casa".

Leia a matéria completa  sobre os acidentes com helicópteros em montanha, escrita pelo Pedro Hauck, vale a pena!!

João Garcia com tema no IGoogle

O Google Brasil lançou hoje uma série de temas produzidos por vários artistas renomados para o IGoogle (página personalizada do Google), alterando inclusive o logo principal em sua Home.

Então fui lá verificar as novidades e para minha surpresa, um dos temas foi desenvolvido junto com o montanhista  Português João Garcia (primeiro Português a alcançar o cume do Everest, em 1999)

São três temas, mas o interessante mesmo é ver o Google dando importância para fotos de montanha.image

image

image

Os 10 mais importantes: Orientação

Leia mais:

Embora seja muito subjetiva e pessoal essas listas de ”Itens mais importantes” em uma caminhada, penso que o mais principal não é o que levar dentro da mochila e sim, o que levar dentro da cabeça.

Nesse caso, o quesito orientação vem em primeiro lugar na cabeça de muitos montanhistas.

#1. Orientação:

Enquanto os “10 Itens Essenciais” podem variar muito em função do tipo de viagem ou com quem está fazendo, um mapa topográfico da região e uma bússola, sempre serão fundamentais para garantir a segurança de qualquer travessia.

É claro que hoje as listas não se resumem mais as bussolas e cartasimage topográficas, já que com pouco mais de R$400,00, podemos comprar um GPS básico que garante mais facilidade de orientação e dependo do modelo, um altímetro. Só que, eles de nada servem, se você não souber usá-los ou se acabar as pilhas!!!

Dicas:

· Ao comprar uma carta topográfica, tire uma cópia colorida o local para fazer  suas anotações, preservando assim o original e não se esqueça de plastificar ou usar um saco, tipo “Zip-lock”

· Pesquise bem ao comprar a bússola, pois existem modelos específicos para orientação.

Saiba mais sobre orientação:

image Livro de Orientação do Excursionista Perdido - livrinho de 60 páginas, aliás, um dos mais procurados, tratando das técnicas de uso de mapa e bússola. E principalmente de como desenvolver sua intuição, para se orientar em montanha e trilha

Mais dicas:

· Você também pode encontrar uma boa explicação sobre cartas topográficas e bússolas, no site GPS Global

· Download de cartas Topográficas no site do IBGE ou nos IBGE´s de sua cidade

Leitor!

Se você tem dicas sobre outros sites ou técnicas relacionados ou assunto, não deixe de compartilhar!

Séries | Nó para finalizar ou esticar cordeletes

O "Volta redonda com cotes" é um nó muito útil para esticar cordeletes ou finalizar um nó. Um exemplo de utilização é à hora de esticar a barraca no espeque. Sempre fica aquela dúvida:

Como dar um nó que segure firme o vento da noite, mantenha a barraca esticada, mas que seja fácil para desatar no dia seguinte?

Dá próxima vez, experimente o “Volta redonda com cotes

image

Já usou uma rede para dormir?

image

O uso de rede não é um costume muito comum entre montanhistas, talvez porque em nossas cristas de montanhas não há arvores o suficiente para montar uma rede de forma a passar uma noite confortável, limitando o uso de redes a a descidas de serras e outras caminhadas abaixo de 1500m.

image O que não quer dizer que sejam meras “caminhadinhas” de verão ou coisa para iniciantes, alguns relatos que o pessoal da KAMPA coloca em seu blog, mostram que verdadeiras expedições foram realizadas usando redes para dormir, sejam de Caiaque ou a pé.

Mas confesso que eu nunca dormi em rede e até tenho muita vontade e fiquei mais ainda curioso ao conhecer um pessoal que foi para a Amazônia e me disseram que não há meio mais confortável de dormir (pelo menos por lá) do que a rede.

Pesquisando sobre o assunto, descobri que a inúmeros modelos de redes, além de um bom número de adeptos dessa modalidade.

Palmieri da Kampa (empresa nacional que produz redes para o mercado de aventura) desenvolveu há alguns anos, modelos de redes que se adaptam bem as nossas realidades e já me disse certa vez, que é um mercado muito promissor, além do prazer proporcionado em dormir de forma confortável e  com um contato maior com o meio ambiente do que o que proporciona as barracas.

Tem também a Hammock Bliss (EUA), empresa possui uma linha bem completa de redes e acessórios, principalmente para atividades em família.

E você leitor, já passou uma noite em rede? Compartilhe sua opinião sobre o assunto!

David Breashears e a"Tempestade No Everest"

image David Breashears é um daqueles nomes que fazem história no montanhismo mundial. Foi o primeiro a filmar ao vivo o cume do Everest em 1993, em 1995 foi o primeiro norte americano a chegar ao cume do Everest por duas vezes, também escreveu o belíssimo livro,  Alto Risco (High Exposure), além de ter escalado montanhas pelas mais remotas partes do mundo.

Mas Breashears é mais conhecido pelo seu amor à sétima arte  do que pelos seus feitos montanhísticos.

Seu amor pela sétima arte  – O Cinema,  o levou a participar de filmes como “Sete Anos no Tibet” e “Risco Total”, em 1996 co-dirigiu, fotografou, co-produziu o filme EVEREST IMAX, recebendo quatro prêmios Emmy por seus filmes e documentários.

Depois de filmar pela primeira vez o cume do Everest em IMAX, agora Breashears lança um filme baseado na experiência que teve com a trágica temporada no Everest de 1996.

STORM OVER EVEREST estréia em 13 de maio nos EUA e faz uma retrospectiva sobre os acontecimentos daquele ano, mas com uma visão muito especial, pois Breashears está lá e ajudou nas tentativas resgate.

No preview abaixo já podemos notar a qualidade filme e que com certeza vai proporcionar uma visão sobre essa história, que não vimos antes.

 

Espero que chegue logo em terras tupiniquins!

Séries | Nó para Compactação de Cargas

Séries |  Descobrindo e Utilizando nós.

image

Para mim era desconhecido até pouco tempo atrás, quando precisei amarrar uma mochila em cima de um jipe.

Não sei o seu nome exato, mas é tradicionalmente conhecido como nó de "caminhoneiro ou enfardador", ou em inglês, "The Sheepshank". (Alguém sabe a tradução?)

É um nó muito simples de executar e indicado para ser usado em cargas, como por exemplo, para amarrar a mochila ou caixas em bagageiros  ou na caçamba da picape.

Sua grande vantagem é que ele forma um sistema de polia, muito útil para compactar a cargas (podendo ser ajustado facilmente) ou manter "retesada" uma corda.

image

Você pode ver uma animação de como executa-lo no site: Animated knots (Inglês), ou uma descrição no site, Pro Knot (Inglês).

Será realmente o fim das garradas Nalgene?

image A Nalgene Outdoors, marca popular de garrafas para atividades esportivas feitas policarbonato (quase inquebravel), emitiu um comunicado em seu site, dizendo que vai deixar de  produzir garrafas que usem o plástico "BPA" (Bisphenol-A, matéria prima principal das garrafas e presente em quase toda a linha da empresa)  nos próximos meses, por causa da crescente preocupação com pesquisas feitas no Canadá e a indicação de que o governo canadense irá classificar o BPA como material tóxico e não Atóxico, como vinha sendo colocado desde a década de 70.

Testes feitos em animais sinalizaram que houve alterações hormonais após certo tempo de contato com o BPA, e com base nesses resultados, muitos dos maiores varejistas do Canadá, incluindo o Wal-Mart , decidiu remover de suas prateleiras,  alimentos relacionados com o plástico ou produtos que contenham os compostos químicos, como garrafas bebê e xícaras.

image A empresa também anunciou uma nova coleção de garrafas fabricadas com Eastman's Tritan ™ copolyester. A nova linha inclui os principais produtos da marca e o Tritan é muito resistente a impacto, além de suportar uma ampla variação de temperatura e não contém ABP.

Resta a pergunta se eles já não sabiam disso a muito tempo e esperaram a situação ficar mais crítica ou se realmente agiram de forma coerente e responsável a notícia?

Leia mais sobre o tema em uma matéria no NYTIMES (em Inglês).

Fonte: Blog Outside

Entrevista Reinhold Messner

Reinhold Messner concedeu recentemenbte uma entrevista ao Outdoors Magic, onde fala sobre sobre jovens escaladores e sua visão sobre o montanhismo atual.

 

Fonte: Outdoors Magic

Timmy O'Neil usando Petzl

Timmy O'Neil , para quem não conhece é um comediante/escalador/produtor de vídeos americano. O americano faz vídeos com seu humor bastante característico e que pode ser acompanhado em filmes como "First Ascent".

Timmy está de vídeo novo patrocinado pela Petzl...

Via: Blog de Escalada

Decathlon procura vendedores para trabalhar com montanhismo

image

 

Chega de preçuiga!! O leitor Luis (veterano das lojas de aventura de SP) divulga que a Decarhlon  (uma das maiores rede de lojas esportivas da Europa, com 4 lojas em São Paulo) está contratando pessoas para sua nova loja que abrirá em 12 de Junho na Zona Norte.

Para quem não conhece, as lojas são divididas por esportes e possue uma boa variedade de equipamentos para escaladas e caminhadas.

Será a 5º loja em Saõ Paulo e será localizada no estacionamento dos shoppings Center Norte / Lar Center.

Perfil Desejado:

  • Praticante regular de esportes (importante mencionar os esportes)
  • Dinâmico, gostar muito do contato com os clientes
  • Ter como pontos fortes o senso de serviço e o espírito de equipe
  • Disponível para trabalhar regularmente aos finais de semana

Se você se encaixa nesse perfil, entre em contato com:

Asdrubal Luis | (11) 9746-4386 ou asdrubaluis@yahoo.com.br

Mais uma descida emocionante de Snowboard

Inspirado na noticia “Descida pela Face Sul do Aconcágua” que li há algum tempo atrás no altamontanha, posto outro vídeo onde o snowboarder Terje Haakenson, faz a primeira decido do pico 7601 no Alaska.

Terje chega ao cume da montanha através de helicópteros e atravessa paredes quase verticais para chegar a base da montanha.

 

 

Uma viagem emocionante!!!

Fonte: Wend Blog

Mochila para Camelback

De vez em quando eu penso em como seria bom se soubesse fazer minha própria mochila ou pelo menos personaliza-la.

Isso porque ou ela é grande demais ou não possui os bolsos que eu gostaria ou ainda não possue os ajustes necessários.

Então achei uma solução muito criativa para proteger seu sistema de hidratação ou mesmo para fazer uma simples mochila para levá-lo, nesse caso resolveria parte do meu problema para levar meu "sistema de hidratação" em pequenas caminmhadas.

image

Material:

01 Camiseta velha
01 Pedaço de EVA
01 Zipper
01 Linhas e Agulhas
01 Tesoura ou Estilete

 

Leia em em  Make a Protective Camelbak Case from Household Materials (Faça uma Proteção para o Camelback com Materiais Domésticos), no site instructables como fazer sua mochila, com muitas fotos e um passo - a - passo bem detalhado.

Para quem não conhece o Instructables é um site com varias dicas de como fazer um monte de coisas legais.

Aproveitem as dicas e se fizerem alguma coisa, não se esqueçam de me enviar umas fotos.

Novidades no The Alpinist Film Festival

image Esse ano temos novidades no The Alpinist Film Festival. Um dos finalistas é uma animação feita pelo equatoriano Carlos Villarreal Kwasek.

Me supreendeu a qualidade do filme com detalhes de posicionamento de cameras bem como movimentos feitos pelo alpinista, sem contar a história, sobre a luta do alpinista e seus medos internos.

 

 

Site do filme: http://www.carlosvk.info/climber/index.html

Março '08 | Os 5 posts mais lidos

Se você passou muito tempo nas montanhas no mês de março e não acompanhou os principais artigos aqui do Blog, saiba agora, quais foram os cinco artigos mais lidos e comentados.

1. Dan Potter na capa do NY Times

A travessia em slack line que chamou até a atenção do NY Times.

2. Expedições Brasileiras no Everest podem ter problemas com as novas medidas do governo chinês. 

Uma opinião sobre quais seriam as condições das expedições brasileiras que estariam indo para a temporada de 2008 no Everest.

3. Bike para Montanhistas segurados pela Porto Seguro

A Porto Seguro inaugura um novo serviço, onde você pode estacionar e retirar uma bike, além de poder entregar a mesma em outro estacionamento conveniado.

4. Everest 2008: A bagunça continua

Um resumo com toda a confusão provocada pelo governo Chinês, após a proibição das escaladas no Everest até 10 de maio.

5. Mudança no nome do Aeroporto de Lukla

A homenagem que o governo do Tibet prestou a Edmund Hillary e Tenzing Norgay.

Treepees - Mais uma barraca na árvore

Leia mais:

Esse negócio de montar barracas em árvores está virando moda ou é apenas uma impressão minha?

Fonte: Geekologie

Conheça um poucos mais sobre Bikes

Últimamente ando procurando e lendo muitas informações sobre Cicloturismo.

Pensando nisso, separei um bom livro e um ótimo artigo sobre elas - as bikes, para você que é um leitor montanhista assíduo do Cordada Infinita.

O Livro de Bicicletadas do Excursionista Ofegante1. “O Livro de Bicicletadas do Excursionista Ofegante”, de Sérgio Beck, com várias para quem está começando no cicloturismo. Um ótimo livro, que aborda de maneira simples e objetiva, tudo sobre viagens com bikes, desde a própria “magrela” à orientação e manutenção.

Como no montanhismo, comprar um bike é tão complexo como uma mochila.

image 2. O ótimo “Como escolher o material do seu quadro – Guia básico post escrito pelo Marcelo Rudini, para o Onde Pedalar.

Vale a pena conferir!