MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Reduza seu impacto no Meio Ambiente em 5 atitudes

Não precisamos ser nenhum especialista em Meio Ambiente ou radical do Greenpeace para saber a importância de se reduzir o impacto que causamos em nossas trilhas e escaladas.

Basta chegar em uma área de camping de uma travessia  clássica e ver o tamanho do ‘campsite’ – local de acampamento – sem contar o lixo, marcas e resíduos que podemos encontrar por lá.

Para quem faz caminhada  há bastante tempo sabe que esse local era bem menor há anos atrás, e o pior é que isso não se resume apenas ao mundo das caminhadas, o Luciano do Blog de escalada frequentemente comenta sobre os problemas nas bases das vias, como sujeira, resto de cigarros, e outros detritos.

Leave no Trace

Mas podemos mudar isso com 5 simples regras de mínimo impacto.

  1. Acampe apenas em áreas de acampamentos: Bivacar ou acampar fora das áreas costumeiramente usadas para acampar é uma ótima forma de se livrar da “muvuca” (principalmente em feriados), mas não há maneiras de combinar esse tipo de acampamento com mínimo impacto. Por isso evite ir em feriados longos ou chegue primeiro para ocupar o melhor local, mas sem abrir uma nova área de camping.
  2. Prepare suas refeições em casa: Uma das maneiras mais fáceis para diminuir o impacto é reduzir a quantidade de embalagens que levamos em uma caminhada. Basta já preparar as refeições pré embaladas (sem aquele monte de embalagens originais) em apenas 3 saquinhos por dia (café da manhã, lanche e janta).
  3.  Não queime lixo na fogueira. Parece fútil, mas em toda área de camping existe uma marca de fogueira, ou seja, naquele pedaço de solo, dificilmente haverá uma recuperação do terreno além do risco de incendia na área próxima.
  4. Limite o uso da água para a limpeza e lavagem. Beber água é valioso em caminhadas, assim como preservar a maior parte dela para você e ao próximo. Por isso não lave louça dentro da água, porque o próximo montanhista também irá usar aquela água para beber, não use detergentes, sabonete ou outros resíduos que não sejam biodegradáveis e evite acampar muito próximo da fonte d'água para evitar a erosão no local, sem contar o risco de animais, enchentes, etc..
  5. Ande apenas nas trilhas: É claro que isso não se refere aqueles 2 ou 3 que estão desbravando a montanha ao lado, e sim para grupos grandes em trilhas já previamente demarcadas.
    Leia sobre o assunto em Leave No Trace (inglês) ou Pega Leve. – por Levi Rodrigues

0 Comentários:

Postar um comentário