Os 10 + Importantes: Hidratação (água extra)
Esse artigo faz parte de uma série com “10 Dicas + Importantes” para uma caminhada segura, então veja o artigo número #9:
Leia outros artigos da série: As 10 Dicas + Importantes
Levar água suficiente e saber onde encontrar mais parece um conceito muito básico para qualquer montanhista, mas essa pode ser a diferença entre a segurança e a irresponsabilidade.
A regra geral é levar pelo menos 2 litros de água (por pessoa) em uma caminhada de um dia, sem acampamento, é claro que essa quantidade pode variar muito, dependendo de fatores como: Temperatura, Umidade do ar, Esforço físico e Condições biológicas de cada um.
Outro fator importante é a localização de riachos, fios, d’água e córregos para reabastecer os cantis durante a caminhada, essas informações geralmente podem ser encontradas nas cartas topográficas, com amigos que já fizeram a caminhada e em ultimo caso, seguindo um rastro úmido, ou mesmo nas encostas das montanhas, mas essa não é a melhor forma.
Vale a pena se preocupar com as condições da água, se estiver em uma local alto onde não há sinal que sirva de pasto para animais (bois, cavalos, etc..) não precisa se preocupar muito, mas pelo contrário é bom levar um pouco de iodo ou ferver a água.
Dicas:
- Beba bastante água antes de começar a caminhada.
- Monitore sua hidratação através da urina, verificando se ela continua da mesma cor. Urina muito amarela pode indicar problemas de hidratação.
- Quanto mais longa a subida, de mais água irá precisar, lembre-se disso!
- Ar seco pode desidratá-lo muito mais rapidamente no inverno.
Compartilhe sua opinião sobre esse assunto, dizendo quais as situações de risco que já vivenciou com a falta de água.
0 Comentários:
Postar um comentário