Não quero criar polêmicas sobre ideologias políticas. Mas já perceberam que manifestações populares, como o “impeachment” do Collor e as “Diretas Já”, andam sumindo no Brasil?
Hoje em dia quando grandes encontros acontecem, são quase unicamente musicais. Eventos como o da CUT (único grande evento “político” que ainda acontece no Brasil) virou show musical para atrair a população, o que na verdade quer dizer, que é a CUT que está “protestando” e não a massa.
Na contra mão do que anda acontecendo na Europa, estamos nos acomodamos com as situações e nos tornando mais egoístas.
Situações como as que vivemos no PNI, onde não há entendimento entre FEMERJ/FEMESP e a diretoria parque poderiam ser muito mais produtivas se mais montanhistas se engajassem na defesa de seus interesses, assim como em muitas outras situações envolvendo órgãos públicos x montanhistas.
Locais como a Lapinha (MG) e o Guaraiúva (SP) teriam outras soluções se houvesse uma participação maciça como a que ocorre nos grandes parques do mundo.
Tais parques são geridos por uma diretoria (geralmente ligada ao governo), mas indicada pela população local e por voluntários da região (que são os mais interessados na defesa dos interesses do parque) que se propõem a fiscalizar, arrecadar fundos, criar melhoria e treinar equipes de atendimento, combate ao fogo, resgates, etc..
Preocupações e mobilizações como essas deveriam ser prioridades de clubes, federações e entidades voltadas ao montanhismo, assim como nossa participação voluntária (intermediada pelas entidades) em situações de risco como o incêndio no próprio PNI, no mês passado, mas a mesma reação de apatia que tivemos com a morte estúpida do menino João Hélio tivemos com esse incêndio e com muitas outras situações de nosso interesse.
Lagoa do cavalo
Ponte Pênsil no Caminho das Agulhas Negras
É nessa hora que vejo que a Plebe tinha razão:
“...até quando esperar...até me ajoelhar, esperando a ajuda de Deus..”
A Serra
Música: Plebe Rude / Letra: Gutje
Quero ver a serra
que por tempos encantou
mas o homem e sua serra
veio e desmatou
Quero verde perto
se o encanto acabou
só pedra no caminho
e olha o que sobrou
Nada mais cresce
só a lama desce
Tropical, úmida
Heterogênea
Latifo-liada
Mata devastada
Higrófita, Caduca
Perêne, Encosta
Nada mais cresce
só a lama desce
Todos reclamando
só quero conscientizar
madeira acabando
até quando esperar?
O verde da mata
a serra desmatou
o verde da bandeira
também desbotou
Tropical, úmida
Heterogênea
Latifoliada
Mata devastada