MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Esses homens fantásticos e suas tecnologias maravilhosas.

Estou penando um pouco para me achar com todas essas configurações do Blogger, mas daqui a pouquinho eu me acho, ou me encontro, sei lá!!!

Nessas divagações sobre as novidades do mundo virtual, lembrei de um dos clássicos da sessão da tarde, o filme “ Esses homens maravilhosos e suas máquinas voadoras”. Assisti esse filme inúmeras vezes com aquela admiração inocente, sobre os aviões e suas peripécias no ar.

A gente cresce e passa a admirar outras coisas. Uma bela visão de um vale rochoso, depois de 3 dias de caminhada, uma linha fantástica para se escalar naquela parede que vimos na estrada e nesse caso as inovações do mundo virtual.

Desde o Windows Xp não me sinto tão empolgado com tecnologia, como em 2007. Esse ano está sendo fantástico, foram lançados, o Second Life, Windows Vista, IE7, Firefox, WMP11, Office 2007, add para os navegadores, a popularização dos readers, do skype, da Wikipédia e tudo com um diferença fundamental.

Quase tudo de graça (menos o Vista e o Office é claro) ou seja, só não participa desse mundo global quem não quer.

Conceitos como WEb 2.0, direito autoral na internet, e-books, convergência digital e principalmente os mashups, tornam o mundo virtual cada vez mais empolgante.

A pouco tempo, não imaginávamos um Google Earth tão acessível, hoje já nem nos lembramos quando foi a última vez que procuramos uma rua no guia impresso.

O que está acontecendo na internet é uma certa "filosofia" de voluntariado virtual em prol de um "mundo livre" (virtual é claro). Se você parar para conversar com um programador ou mesmo usuário de Linux / Ubuntu, vai se deparar com uma pessoa totalmente entusiasta da linguagem aberta, onde todos os códigos de programação são vistos e com isso todos podem alterar. Os maiores exemplos são a Wikipédia, o próprio Linux e até mesmo o Firefox, um navegador que vem incomodando a Gigantíssima, Mega, Master, Plus, Top, Microsoft - Porém ele é feito por um exército de programadores voluntários que querem se ver livres do domínio da IE.

Esse conceito de linguagem aberta ou código aberto, permite que programadores façam sites ou mashup, plug-in híbridos, onde conteúdo são unificados dependendo da necessidade do usuário ou mesmo permitem que se altere o layout da página ou adicione conteúdo do seu interesse, como as paginas do yahoo e do Google.

Já viram o wikimapia? E o que dirá a união de vários serviços, como o You Tube, Google Earth, RSS, Música e a Wikipédia, RSS ..esse será o futuro. Sites com a participação dos usuários.

Essas idéias mostram como a internet pode e deve ser produtiva sem ser fútil. Sempre ouço os pais dizendo que a internet é perigosa para os filhos, por conta de tanta pornografia, ideologias e assuntos sem aprofundamentos, mas será que eles sentaram na frente do computador e foram pesquisar assuntos com o aprofundamento suficiente para poder dizer que é fútil, será que eles mostraram aos filhos o que ver na internet e o que fazer?

Creio que não, mas essa é uma discussão para outro dia.

Esses dias conversando com minha irmã acabamos nos prolongando em uma conversa sobre internet, tecnologia e depois me peguei filosofando sobre o conceito de web 2.0.

Participar hoje em dia (seja com criticas, opinião, programando..), é mais importante do que meramente ser usuário - por um simples motivo..se você não participar, não terá algo que realmente precisa..

E essa é a principal idéia. Hoje quem faz, somos nós. Os sites disponibilizam a programação e nós a montamos do nosso jeito, veja essa lista com sites 2.0 e depois me digam o que acharam.

Nem tudo que é legal é moral

Meu pai costuma dizer que "nem tudo que é legal é moral". Essa é a forma simples dele expressar sua repugnância sobre a situação política no Brasil, sobre a incompreensão de como deixamos o Brasil chegar a este ponto.

Nós montanhistas, costumamos achar que lugares ermos, frios e altos, longe dos "prazeres" da cidade, são nossos refúgios, como a Pedra do Baú em SP, um dos melhores locais para se escalar no Brasil.

Mas o que fazer quando as maleficências da sociedade começam a ameaçar nosso "refúgio"?

É bem verdade que a muito tempo a Pedra o Baú deixou de ser um refúgio somente para montanhistas e passou a ser atração turística da cidade de Campos do Jordão, tanto o Baú como nós.

Certo tempo atrás, não havia a mínima preocupação com assaltos, estupros, roubo e vandalismo em carros, cenas que hoje se tornam cada vez mais comuns em nossa montanha.

E agora, o que fazer!?!? Voltar à atitudes de antigamente, atemorizando os turistas com aquela história de que a montanha é perigosa, pode se perder para quem não conhece e etc.., já provou por si própria que não é o melhor meio e longe não é a melhor atitude, ainda mais em tempos de FEMESP, FEMERJ e CBME.

Talvez pela primeira vez na história do Montanhismo Brasileiro, podemos agir de maneira legal com as iniciativas dos montanhistas e das federações no dia a dia dos parques, assessorando seus diretores com normas de mínimo impacto, criando eventos, insentivando a conduta e visitação consciente, distrubuindo material informátivo e quem sabe com mais pressão sobre as autoridades.

Entretanto, não podemos esquecer do nosso passado de informalidade, nem da nossa realidade atual, isto é, nossa total falta de atitude.

O que eu gostaria é que a frase acima não se tornasse uma realidade e sim o que eu ouvi ontem: "Agir é tomar Atitude"...

...É fiscalizar, é colaborar, é voluntariar-se, é trabalhar em prol de nossas montanhas!!!

A vida pela ótica montanhistíca

Você é um montanhista quando...

... um terno de R$ 100,00 e uma jaqueta de Gore-Tex de R$
750,00.
... Tem um MSR na cozinha e não sabe cozinhar com mais de uma boca de fogão.
... Você usa uma chapeleta e um cordim como chaveiro.
... Usa cordim para amarrar os calçados
... Um motorista de ônibus alguma vez teve que abrir a janela por causa
do seu cheiro ou a porta de trás para descer as mochilas.
... Você diz " Namaste " em vez de " Oi ".
... Você gosta do cheiro de mato molhado.
... Você ouve o nome "Hillary " e pensa em Everest e não na Sra.
Clinton e os escândalos de Casa Branca.
... Vc Acha que "cos 90°" é uma parede muito íngreme e não tem nada que
ver com costura.
... Uma "Boa Proteção" não tem nada que ver com sexo.
... Gosta de comida rápida, melhor ainda com magnésio.
... Você tem mais livros de escalada do que de outros assuntos (isso quando tem!)
... Quando você está digitando, sente como seus tendões estão de fato.
... Você corta seu gramado com crampons.
... Você trabalha em um escritório e tem mãos mais ásperas do que um pedreiro.
... Você derruba algo no trabalho e grita "PEDRA"!
... REI para você é uma loja de equipamentos e não o rei de uma país.
... Você mora na cidade, vive sujo de pó branco e não é carioca, nem
traficante.
... Você já não precisa usar bucha no chuveiro ... suas mãos são
bastante ásperas.
... Você colocou "p's" na janela de seu apartamento para poder dormir em
seu porta-ledge.
... Você amarra sua gravata com um nó "8"
... Você usa um piton como um abridor de garrafa e de lata.
... Seu plano de fuga no caso de fogo é sair pela janela rapelando.
... Seus antebraços são maiores que seus bíceps.
... Há só duas estações em seu mundo: para escalar gelo e para escalar
rocha.
... e a razão nº 1... vc entendeu as linhas anteriores e ainda riu!!!

Mas você é extremo se ...

... Seus equipamentos valem mais que seu carro.
... Você vendeu seu carro para comprar equipamento.
... Seu kit de 1º socorros consiste em Diamox, Dex e Morfina.
... Você e seu parceiro alguma vez comeram mingau de aveia da mesma
panela-com a mesma colher.