MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Ingressos para Adventure Fair 2010

Para quem gosta de “aventura” festa e toma a temática que envolve o segmento a Adventure Fair é o que há de melhor.

ADV

Participei ativamente das primeiras edições, pelo menos até meados de 2006 e posso dizer que foram uma das melhores experiências da minha vida. Conheci muitas pessoas interessantes, fiz ótimos negócios e cresci muito profissionalmente nessa feira.

Recentemente recebi um email da assessoria de imprensa da feira, com um release da feira e sorteando 4 ingressos sortear entre os leitores.

É evidente que a feira mudou muito nos últimos anos, deixando de lado o lado de aventura, tornando-se muito mais um feira de eco-turismo, do que aventura propriamente dito, mas ainda continua sendo a referencia em aventura no Am. Latina.

Enfim, vamos logo ao que interessa:

  • Os 2 primeiros comentários nesse post, levam um par ingresso cada, para o primeiro dia da feira, 23/09 (quinta feira).

Conheça um pouco mais sobre a Adventure Fair

Adventure Sports Fair 2010 reúne os principais destinos e produtos de esportes de aventura

O evento acontecerá de 23 a 26 de setembro em São Paulo

A Adventure Sports Fair, maior feira de esportes e turismo de aventura do Hemisfério Sul, chega à 12ª edição repleta de novidades e atrações. O evento será realizado no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de setembro.

É uma ótima oportunidade para conhecer diversos esportes de aventura, como mergulho, surfe, esportes náuticos, bikes, motos, automóveis, esportes aéreos, etc. Muitos esportes são praticados em lugares específicos, por isso a feira deve trazer também opções de roteiros pelo Brasil, Como São Pedro e Capão Bonito, em São Paulo, também Gonçalves, em Minas Gerais.
Mais do que aprender sobre os esportes, a Adventure terá atrações interativas. A intenção é criar uma praça central onde os visitantes possam praticar mergulho, escalada, arvorismo, cascading e caiaque. Sem contar a pista de gelo artificial com pratica de esqui e trenós com lobos. Em todos os casos, os curiosos poderão vivenciar estas modalidades com equipamentos apropriados e acompanhamento de instrutores.

Os visitantes poderão ainda comprar roupas, equipamentos e acessórios para prática de esportes de aventura. Conceituadas marcas apresentarão o que há de melhor no mercado.

Por fim, entre uma diversão e outra, será possível participar das palestras organizadas pela Brazilian Adventure Society, onde os aventureiros contarão suas histórias pelo mundo e explicarão a parte técnica das viagens.

A 12ª edição da Adventure Sports Fair conta com patrocínio da FIAT, apoio de Abeta, Brazilian Adventure Society e organização da MG Adventure Eventos. Mais informações podem ser obtidas no site www.adventurefair.com.br.

Serviço:

Evento: Adventure Sports Fair

Data: 23 a 26 de setembro de 2010

Local: Pavilhão de Exposições Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo

Ingresso: R$ 20

Horário de funcionamento: Quinta e sexta, das 14h às 22h. Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Como limpar seu “CamelBack” - parte 2

msr_dromliteDesde conheci os antigos dromedários da MSR (será que esse ainda é seu nome?), fiquei fã do método de carregar e beber água através dessas “bolsas “. Contudo, sempre tive problemas na hora da higienização, até escrevo o post Como limpar seu "CamelBak", através de um método até então simples.

Mas o leitor “Faísca”, respondendo a uma pergunta de outro leitor, enviou uma forma bem mais simples de limpar, veja como:

  1. Pegue um punhado (200gr.) de sal grosso e coloque juntamente com água dentro do camelback.
  2. Chacoalhe bastante, note que o sal raspa todas as impurezas e mata as possíveis bactérias.
  3. Retire a água com sal e lave bem com água corrente.
  4. Coloque uma colher se sopa de bicarbonato, um pouco de água (300ml) e tire o ar que sobrar.
  5. Deixe a mistura descansar por 24h.
  6. Depois é só lavar novamente e deixar secar a sombra.

Pronto! Assim ele estará limpo por mais um longo período. A dica veio acompanhada do link para o blog Capim com Poeira.

Promoções: Participando para divulgar

Recentemente participei da promoção Indique um Blog, do blog da Kampa (fabricante nacional de redes de aventura).

image

Como numa dessas coisas que só acontecessem apenas uma vez na vida, fui eu o sorteado para ganhar uma rede Adventure e um Gancho Fix.

O fato é. Ganhar é sempre bom, mas o que me surpreendeu foi a quantidade de leitores que participaram indicando blogs e assim concorrer ao prêmio.

No total foram 57 participações  e numa contagem rápida, mais de 65 blogs indicados nas mais diversas categorias, com destaque para o blog Ciclo Nômade Brasil, sobre bicicletas e cicloturismo.

Parabéns pela iniciativa do Palmieri (dono da Kampa)!

Crianças e Aventuras: 6 Dicas para começar tudo do jeito certo.

Desde que o Thomas nasceu tenho descoberto o quão maravilhoso é ser pai. O fato de perceber a cada semana o desenvolvimento de uma criança é uma sensação única, pois mostra o quanto é especial o ser humano.

Contudo, desde que minha esposa anunciou que estava grávida, um rápido pensamento sempre passava em minha cabeça sobre o que aconteceria em minha vida após o nascimento do bebê – Será que não faria mais caminhadas? Será que ele se adaptaria a aventuras como às que fazia antes de nascer?

83315639

Passado quase um ano desde seu nascimento pude perceber muita coisa, mas a principal, é que adaptação da nossa família foi super tranqüila.

Abaixo separei 6 dicas que pude perceber que ajudou muito em nossa adaptação, algumas mais concretas outras mais subjetivas e que podem ser adequadas a realidade da maioria das pessoas.

  1. Faça que à aventura seja normal na vida da criança. Acho que essa é a principal dica, pois passa a fazer parte da cultura família, portanto se a criança crescer em um ambiente onde acampar, fazer caminhadas, viajar for algo normal, logo ela terá o mesmo prazer que seus pais e saberá desde crianças distinguir o certo do errado, através da vivência.
  2. Tenha com que sua aventura seja confortável e divertida. Outra dica fundamental, de nada adianta acampar se as lembranças da criança forem de algo desconfortável e chato. Nas lojas especializadas é possível comprar todo o equipamento para camping e caminhada que imaginas, desde sacos de dormir infantil, há botas, passando por jaquetas impermeáveis e roupas próprias para o frio. Não se esqueça de criar um ambiente cheio de brincadeiras e passeios.
  3. Vá de devagar. Se você estava acostumado a andar 15km por dia (a pé) ou 700km (de carro) reduza esse ritmo pela metade, para que a criança possa se acostumar e para que você dedique tempo suficiente às suas necessidades.
  4. Priorize as atividades em família e não a sua predileta. Troquei aquelas travessias de 60km e de vários dias por pequenos passeios tipo “bate volta”. Foi minha melhor decisão. Nesse período o Thomas já esteve em Monte Verde, Guarujá, Atibaia, Paraty, inúmeros parques em São Paulo e arredores e é perceptível sua admiração pelas árvores ao vento, folhas e flores e claro, terra e barro.
  5. Não se esqueça de quem é! No tópico acima citei a importância de valorizar as atividades em família, mas isso não que dizer que deva deixar todo seu potencial de lado e esquecer quem é. Planeje em família quais serão as aventuras que devem ser feitas em família e as que serão sem as crianças para que todos possam continuar a desfrutar de suas modalidades predileta.
  6. Otimize as viagens. Uma viagem com criança nem sempre é uma tarefa fácil, mas um bom planejamento pode evitar diversos problemas, até já citamos em diversos posts aqui no blog como lidar em situações de emergência ou dicas para o que fazer dentro do carro, mas podemos resumir tudo em quase apenas uma palavra – Planejamento. Planeje à viagem nos menores detalhes, dando importância para alimentação, paradas, segurança e diversão.

Reduza seu impacto no Meio Ambiente em 5 atitudes

Não precisamos ser nenhum especialista em Meio Ambiente ou radical do Greenpeace para saber a importância de se reduzir o impacto que causamos em nossas trilhas e escaladas.

Basta chegar em uma área de camping de uma travessia  clássica e ver o tamanho do ‘campsite’ – local de acampamento – sem contar o lixo, marcas e resíduos que podemos encontrar por lá.

Para quem faz caminhada  há bastante tempo sabe que esse local era bem menor há anos atrás, e o pior é que isso não se resume apenas ao mundo das caminhadas, o Luciano do Blog de escalada frequentemente comenta sobre os problemas nas bases das vias, como sujeira, resto de cigarros, e outros detritos.

Leave no Trace

Mas podemos mudar isso com 5 simples regras de mínimo impacto.

  1. Acampe apenas em áreas de acampamentos: Bivacar ou acampar fora das áreas costumeiramente usadas para acampar é uma ótima forma de se livrar da “muvuca” (principalmente em feriados), mas não há maneiras de combinar esse tipo de acampamento com mínimo impacto. Por isso evite ir em feriados longos ou chegue primeiro para ocupar o melhor local, mas sem abrir uma nova área de camping.
  2. Prepare suas refeições em casa: Uma das maneiras mais fáceis para diminuir o impacto é reduzir a quantidade de embalagens que levamos em uma caminhada. Basta já preparar as refeições pré embaladas (sem aquele monte de embalagens originais) em apenas 3 saquinhos por dia (café da manhã, lanche e janta).
  3.  Não queime lixo na fogueira. Parece fútil, mas em toda área de camping existe uma marca de fogueira, ou seja, naquele pedaço de solo, dificilmente haverá uma recuperação do terreno além do risco de incendia na área próxima.
  4. Limite o uso da água para a limpeza e lavagem. Beber água é valioso em caminhadas, assim como preservar a maior parte dela para você e ao próximo. Por isso não lave louça dentro da água, porque o próximo montanhista também irá usar aquela água para beber, não use detergentes, sabonete ou outros resíduos que não sejam biodegradáveis e evite acampar muito próximo da fonte d'água para evitar a erosão no local, sem contar o risco de animais, enchentes, etc..
  5. Ande apenas nas trilhas: É claro que isso não se refere aqueles 2 ou 3 que estão desbravando a montanha ao lado, e sim para grupos grandes em trilhas já previamente demarcadas.
    Leia sobre o assunto em Leave No Trace (inglês) ou Pega Leve. – por Levi Rodrigues

Site: Guia de reparos da Mcnett

Você sabe como lavar corretamente sua corda? Sabe como limpar seus sacos de dormir? Não. Pois o Guia de reparos da Mcnett vem justamente para responder essas perguntas?

A Mcnett produz vários produtos para manutenção de equipamentos de aventura, então, é claro que todos processos utilizam seus produtos, porém a maioria das dicas pode ser executadas com produtos que encontramos em casa.

repairlineup

O guia em si é bastante prático e o que me chamou à atenção foi a clareza nos desenhos e detalhes assim como a facilidade de executar as dicas, mesmo sem entender bem o inglês.

Algumas soluções que achei interessante:

Interessante também são os produtos vendidos (um pena que não tem Brasil). Lá encontrei cola para reparo solados de botas, impermeabilizantes para botas e selador para barracas. – por Levi Rodrigues

Vídeo: Como é feita uma corda de escalada

via: ABRESCA

O Discovery Channel tem um incrível programa chamado “How it’s made” que recentemente apresentou um episódio sobre como se faz uma corda de escalada, veja abaixo:

A fabricante de cordas Sterling também produziu um vídeo, porém mais divertido… veja: