MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Recicle suas Câmeras de Ar

tube_thumbQuem anda de Bike ou moto sempre tem câmeras de ar sobrando, seja porque furaram, porque pegou uma emprestada ou mesmo sobressalentes.

Aqui vai algumas dicas do que fazer com elas:

 

# 1. Protetor para Piquetas

ice_axe 

# 2. Protetor para Bikes

bike_armour

# 3. String para Mosquetões

carabiner_anti_slide_medium

Essas e outras opções de reutilizar  mangueiras e borrachas podem ser encontradas no artigo “Several of 1000 Uses for Old Bicycle Tubes”, (Mais de 1000 utilizações para Mangueiras Velhas de Bicicletas), no Instructables.

Fonte: Uncooped.com

Descoberta Cavernas de Cristas Gigantes no México

Caverna de Cristais

Uma caverna a mais de 1000m abaixo do deserto de Chihuahua, no México, foi descoberta por dois irmãos quando trabalhavam em uma mina.

Mais de 170 cristais gigantes foram contabilizados, o maior com tamanho equivalente a altura de seis homens.

Cristais são formados a partir de águas subterrâneas saturadas em sulfato de cálcio que filtrada através da caverna por milhões, inclusive sugerindo (conforme a imagem) que a temperatura é muito baixa.

Enquanto isso, no Brasil - Governo Brasileiro libera cavernas para exploração comercial.

Update: O leitor atento Rodrigo Genja do CUME (Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo), de São Carlos, esclarece que as roupas usadas na foto em questão são para calor e não para frio e que a temperatura deve estar por volta dos 44º, sendo que cada pessoa só pode ficar no local por 20´.

A matéria em questão pode ser encontrada na National Geographic desse mês.

Fonte: Like Cool

Reinhold Messner em vídeo pela SnagFilms

messner_72x103 A SnagFilms lançou recentemente um vídeo com Reinhold Messner, o grande alpinista que dificilmente fala sobre seu passado. O filme de 44 minutos de duração (apesar que incluí alguns comerciais de uma tal de "Covergirl")

O filme foi feito originalmente pela Outside Films, você pode encontrar um trailer do filme clicando aqui.

Usando GPS no Mac

O Blog Two-Heel Drive publicou um pequeno post sobre vários programas que podem ser usados com qualquer GPS, principalmente programas para MAC, o famoso computador da Apple que está cada vez mais acessível no Brasil.

cf-lg

Para quem usa, vale conferir os seguintes softwares:

E os links para MAC:

Matéria completa: GPS for Mac hikers

Calvin e a Natureza

calvinharodotira488

Para quem está Acostumado com Cartas Topográficas

product_thumb.php

Nem precisa dizer que este vaso foi inspirado em um mapa topográfico. O "Dan" (nível, grau, etapa em japonês) tem cerca de 15 cm de comprimento por 8 cm de altura e é feito em 3 diferentes tipos de materiais: argamassa, gesso e cimento.

Criação de Nobuhiro Sato, as plantas e flores são colocadas dentro de uma espécie de tubo de ensaio que se encaixa no vaso. Cada um custa 56 dólares. "Topograficamente legaus"!

Via Bem Legaus