MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Planejando suas Férias de Final de Ano

Todo final de ano é a mesma coisa. Vai chegando outubro, novembro e começa aquela “coceirinha” para saber para onde vamos, com quem e principalmente – quando?

É a primeira vez que escrevo sobre o assunto e não é por por acaso, porque depois de muito tempo sem desfrutar de umas boas férias eu e minha família, vamos viajar no período entre natal e começo de 2009.

Decidir que vamos viajar foi a parte fácil, (afinal dizer que vai viajar é bem simples), difícil é viabilizar a viagem do jeito planejado.

c10

Ok. Por onde Começar?

Quando falamos em viagens de férias não estamos falando de qualquer férias, afinal a maioria de nós, vai para a Patagônia, Chapada Diamantina, Cipó, Baú e outros points de escalada no Brasil e Mundo.

O que deve ficar bem claro ao visualizar um viagem de férias é que ela deve ser planejada desde o inicio e o quanto antes, de preferência no meio do ano e ajuda muito quando definimos que tipo de viagem vamos fazer.

O perfil de uma viagem geralmente começa assim:

Vou viajar dormindo em:

  • Camping
  • Pousadas
  • Na casa de Amigos

Vou me alimentar:

  • Eu mesmo vou fazer minha comida
  • Nos restaurantes da cidade
  • Vou “serrar” da galera

Vou chegar lá:

  • De ônibus
  • De avião
  • Com meu carro
  • Vou rachar os custos com amigos

Mas como tudo na vida, temos Prós e Contras em cada estilo de viagem. Eu já viajei de carona, comendo miojo e economizando ao máximo e talvez tenha sido minhas melhores viagens, mas conheço um monte de gente que não abre mão de após a caminhada, dormir em um bom hotel, jantar em bons restaurantes e outros mimos da vida moderna.

Por experiência própria, posso dizer que economizar na alimentação e na hora de dormir é a pior estratégia, porque acabamos por render muito menos e ainda ficamos mal humorados após uma péssima noite de sono.

Para resolver esses e alguns outros problemas ocasionados pela falta de planejamento, sugiro as seguintes dicas para ter uma boa viagem:

Sobre o Planejamento:

  • Converse com muitas pessoas sobre o local escolhido, perguntando sobre onde ficar geralmente toda cidade possui albergues, campings, hotéis mais simples, que será muito útil quando não estiver na montanha.
  • Pesquisando na internet será fácil encontrar empresas que reservam passagens com descontos, como as agencia de viagens e representantes de turismo.
  • Comprar milhagens não utilizada por amigos pode ser um bom negócio para ambos.
  • Nas listas de discussão é possível encontrar muitas dicas sobre outros roteiros na região em que vai visitar, além de dicas de pessoas que já estiveram por lá.
  • Viajar de ônibus a noite pode ser uma boa opção aos hotéis.

Sobre as Finanças:

  • Final de ano costuma ser alta temporada, isso quer dizer preços com no mínimo 40% a mais. Tente reservar hotéis e passagens com no mínimo 4 meses de antecedência, você verá a diferença nos preços.
  • Embarque tranquilo com suas constas, tente fazer a viagem com tudo pago.
  • Faça uma reserva financeira para eventualidades e para as despesas locais tirando um pouquinho a cada mês, isso pode se tornar um habito, por exemplo reservar 5% de sua renda durante todo o ano destinado a viagem de final de ano.

Sobre pessoas e equipamentos:

  • Procure ir em companhia de pessoas que já conheça e que possua muita afinidade, passar muitos dias com uma pessoa incompatível com seus gostos pode se tornar um “inferno”.
  • Procure antes saber quais os equipamentos necessários para o local e NÃO deixe de leva-los. Além do aspecto de segurança, economizar no saco de dormir, roupas ou  fogareiro por ser a diferença entre uma confortável caminhada ou num martírio diário.

Por Fim:

Não deixe de aproveitar a situação para aperfeiçoar seu desenvolvimento pessoal, conhecendo novas pessoas, cidades, costumes e comidas nas cidades em que estiver.

Para quem estiver indo para a Patagônia, não deixe de ler o o post Cerro Catedral uma boa iniciação patagônica  no blog Ecos da Montanha

3 Comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    Excelentes dicas! Planejar a viagem com cuidado e antecedência é a melhor idéia. Acho que é importante também não esquecer também de verificar se o local escolhido pede vacinas. Se sim, todos para o posto de saúde ou hospital com o cartão de vacinação. Importante também arrumar as bagagens da família com cuidado pra levar somente o necessário. Nçao usamos mesmo todas as roupas que levamos...Abraços!!

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Oi, Clarissa.

    Obrigado pelo comentário. Voc~e tem toda ra~zao quanto ao comentário sobre saúde, esses e outros cuidados são muitos importantes para que possamos voltar inteiro.

    Quanto a mala da familia, possuo um outro blog, o www.good4kikds.com.br que trata de viagens menos montanhísticas e que aborda melhor esse tema.

    Volte sempre com seus comentários e opiniões.

    Levi Rodrigues
    P.S. O HSW é excelente, eu mesmo já citei varias vezes aqui no blog.

  3. Anônimo disse...
     

    Obrigada, Levi. passarei o elogio para o pessoal do site.
    Sempre que possível, dou uma passada por aqui. abraços!

Postar um comentário