MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Como fazer uma comemoração na Montanha com Vinho?

Não sei vocês, mas eu adoro uma boa garrafa de vinho, principalmente naqueles típicos dias frios inverno.

É claro que muitas pessoas associam o vinho há uma comemoração - como um aniversário ou um acontecimento muito especial.

Mas porque também não comemorar a conquista de uma via nova, uma boa travessia ou outros feitos em montanha com vinho?

Talvez alguns digam que é muito inconveniente beber vinho quente, que a garrafa pesa e outros fatores que também são verdadeiros, mas para tudo isso há um solução como veremos adiante:

73206750

1. Como carregar o vinho na mochila?

Essa é uma das principais dicas, afinal um bom vinho não pode ser aberto e dividido em outras garrafas tipo “pet”, pois além de tirar todo o sabor , ficaria no mínimo ”sem graça” a comemoração.

Mas é claro que para isso a uma boa solução – as garrafas individuais.

Se olhar nas adegas dos supermercados ou empórios verá que é muito comum encontrar garrafas com menor capacidade, para serem consumidas por uma ou no máximo duas pessoas.

A vantagem é que não há desperdício de vinho, (que oxida rapidamente após sua abertura), garrafas com capacidade de 375 ml são chamadas de meia garrafa e garrafas com 187,5 ml são chamadas de quarto de garrafa.

Mas um dia importante: Não deixe de acondicionar a garrafa em sacos tipo bolhas e depois em uma sacola.

2. Como gelar o vinho?

Se você quiser gelar o vinho para abrir realmente em cima da montanha, terá que fazer algumas peripécias, uma idéia é pegar uma garrafa tipo “Nalgene” colocar água e deixar no congelador antes da escalada, depois é colocar a garrafinha dentro, mas não acredito que muito confortável carregar o peso.

Mas como a idéia do texto se refere a uma comemoração, o mais indicado seria voltar para as barracas e colocar a garrada em um pequeno riacho com água corrente, você verá que em torno de 15 minutos terá um vinho estupidamente gelado.

3. Como beber o vinho no  camping?

Vinatis (1)Convenhamos que podemos beber o vinho na própria garrafa, mas se quisermos “afrescurar” as coisas, uma boa idéia é comprarmos taças descartáveis de vinho, que podem ser encontradas em lojas de material descartável ou se você quiser, pode importar via REI,  o kit Lexan Vine Glass da GSi Outdoors.

4. Onde conseguir bons vinhos?

Vinatis polvoQuem mora nas grandes cidades não terá maiores problemas. Em todo grande supermercado há uma boa adega com os mais variados tipos de  uvas e de preços.  Se você você mora no Sul do Brasil, é mais privilegiado ainda, pois pode comprar os vinhos coloniais a preços bem módicos.

Também importando há a opção do Vinho em pó. A empresa alemã Katadyan produz um vinho em pó que é só acrescentar água e mexer. Falando em preço: Um quarto de garrafa de um bom vinho custo em média de R$10,00.

Em São Paulo, você pode encontrar esses vinhos na  Casa Santa Luzia, Expand e em mais em uma infinidade de lojas e endereços.

0 Comentários:

Postar um comentário