MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Como Escolher uma Corda de Escalada

Pablo comenta:Levi. Estou nos EUA e gostaria de comprar uma corda, visto que os preços por aqui são bem menores. Mas descobri que há uma variedade imensa, então, como escolher uma corda de escalada?

image

Por onde começar?

Escaladores costumam ter uma relação muito pessoal com suas cordas, quase neuróticas para dizer a verdade - E não é por falta de motivos, afinal são as cordas que “salvam” nossas vidas a cada queda.

Por isso, quando vamos comprar uma nova corda (ou a primeira corda), somos apresentados a várias características (ou não, isso depende do perfil da loja) e nos sentimos em dúvida sobre qual escolher.

Não se engane: Escolher uma corda não é uma tarefa simples, tão pouco rápida. Escolha uma loja que possua um bom atendimento e a partir daí sugiro algumas perguntas simples que poderão instigar mais seu senso critico (e de análise) na hora de comprar sua corda.

Mas a maioria das dúvidas pode ser tirada na própria etiqueta da corda, como no modelo abaixo.

image

Pergunta: Essa corda é certificada pela UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo)?

Normalmente a resposta será sim! Mas podemos conferir essa informação na etiqueta que acompanha a corda.

Uma corda certificada pela UIAA garante que o produto passou por uma série de testes severos, garantindo que o produto é apto a atividade designada, vale lembrar que não nunca ouvi falar de uma ruptura em corda por erro de fabricação.

Caso queira conferir se realmente a corda foi fabricada conforme as normas da UIAA e se o fabricante esta devidamente homologada, acesse esse link e abra o arquivo PDF referente a cordas dinâmicas (Dynamic Ropes).

Pergunta: Quantas quedas suportam a corda e qual sua força de impacto?

A quantidade de quedas explicita na etiqueta que acompanha a corda, diz que esse produto teste, referente a esse modelo, suportou X quedas em um teste onde se prende um peso de 80Kgf à ponta de um pedaço de corda com 2,80m simulando uma queda várias vezes consecutivas até que a corda arrebente.

Para uma corda ser aprovada pela UIAA ela precisa suportar no mínimo 5 quedas.

Já a Força de impacto diz o impacto máximo atingido também pelo padrão de 80 Kg, Nesse teste, uma corda de 2,8 metros é atada a um dinamômetro e o corpo sofre uma queda de 4,8 metros (fator de queda da ordem de 1,71).

O dinamômetro registra assim a carga máxima de impacto da queda.

Pergunta: Qual o diâmetro da corda e seu tamanho?

A corda mais comum é a de 10,5mm, mas podemos encontrar cordas a partir de 9mm até 11mm ou mais.

Esses valores são muito importantes na hora de analisar a relação entre a resistência a abrasão, facilidade na hora da segurança o peso.

Uma corda mais fina como a de 9mm geralmente é usada em alpinismo ou como single rope e seria muita mais difícil na hora de travar a queda com aparelhos tipo ATC, além de ter uma capa mais fina, consequemente uma vida útil menor. Já cordas mais grossas do que 10,5mm são indicadas para usos em escaladas mais longas, tipo Big Wall que tendem a ter um desgaste muito maior das cordas, é claro, tendo também o inconveniente do peso maior e também da dificuldade e liberar a corda no aparelho de segurança.

Quanto ao tamanho é importante analisar o tipo de via a ser escalada e a região onde se escala. No Brasil e na maior parte do mundo as paradas são feitas a cada 25m, ou seja, antes de chegar no meio de uma corda de 60m já estamos na parada, por isso talvez a indicação de uma corda de 60m seja melhor do que uma de 50m.

Pergunta: Qual o deslizamento da capa?

Nem sempre essa informação pode ser encontrada nas etiquetas, mas entendamos que quanto menor o deslizamento entre a capa e a alma da corda, melhor será esse produto.

Pergunta: Qual a elasticidade da corda?

A elasticidade de uma corda pode ser vista por dois parâmetros. Quanto maior a elasticidade, maior sua capacidade de absorção de impacto, consequentemente uma corda com maior elasticidade tende a ter uma durabilidade menor. Esse valor normalmente varia de 5 a 9% dependendo do diâmetro e do tipo da corda.

Finalmente o preço. Será que aquela muito mais barata é a melhor.

Uma corda não é um item barato, principalmente no Brasil onde os custos de importação passam dos 100%, mas se você achar uma mesma corda muito mais barata em uma loja do que em outras. Desconfie!

Uma informação que não costuma aparecer nas etiquetas e nem é mencionada pelos vendedores e o ano de fabricação da corda. Essa informação pode ser encontrada por um fio colorido que fica dentro da alma e alguns fabricantes garantem uma vida útil de 5 anos (usando ou não) outras como a Beal dão um pouco mais.

Como já citei acima, nunca ouvi falar de casos de ruptura de cordas, mas não custa comprar uma corda que foi fabricada o mais recente possível.

Lembrete: Possuir uma corda de escalada não o autoriza a sair escalando por aí, sem o devido conhecimento. Se você ainda não fez uma curso. Faça!

Aprenda a usar sua corda com outras escaladoras mais experientes e Boas Escaladas!

Leia mais sobre cordas de escaladas nos seguintes artigos:

0 Comentários:

Postar um comentário