MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

RESUMO: As 10 Dicas + importantes para uma Caminhada Segura

É comum que pessoas que estejam começando a fazer caminhadas se preocupem com “itens de sobrevivência”, equipamentos corretos e muitas outras neuras oriundas da vida na cidade grande.

image

Esse post é um resumo de todos os artigos da série: “10 Dicas + Importantes para uma caminhada segura” e o legal ao escrevê-lo é que pude comparar a minha lista com diversas outras e fica bem claro que apesar de na maioria dos casos serem um consenso essa escolha, o uso correto deles, o bom senso na tomada de decisões, a vontade de aprende e iniciativa, são os fatores mais importantes para se manter seguro no ambiente de montanha.

Seguindo a premissa do ALERTA que consta na página principal do blog (O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança), entendemos que existe sim um risco, porém ele é moderado ou mínimo quando praticado segundo as regras de segurança.

Acompanhe as dicas + para fazer uma caminhada segura:

1. Orientação: Saiba usar uma carta topográfica e uma bússola, inclusive calcular a declinação magnética, leitura e a diferença entre o Norte verdadeiro e o Magnético. É claro que hoje em dia usar um GPS é muito mais prático, mas de nada ele adiantar se quebrar ou sua acabar bateria.

2. Proteção Térmica: Poderíamos dizer que apenas roupas extras é o suficiente, mas já ficou muito obvio que usar meias corretas, camadas de roupas e proteções como óculos, gorros e luvas,s podem nos livrar de problemas muito mais sérios quando enfrentamos o frio intenso ou calor excessivo..

3. Roupas Extras: Além da questão proteção Térmica, possuir roupas extras para situações de chuvas e frio podem ajudar a você ou outras pessoas.

4. Iluminação: Cada vez mais montanhistas estão usando lanternas com lâmpadas de LED, que além de fornecer uma iluminação adequada ( local), também em alguns modelos pode ser usado com sistema de emergência (strobe), mas não podemos esquecer de levar pilhas extras.

5. Estojo de Primeiros Socorros: Nem todos nós fizemos um curso de primeiros socorros, mas é uma ótima idéia, principalmente quando ministrado para por montanhistas. Dessa forma você vai saber como utilizar corretamente cada item do seu kit, como agir em situações de risco, etc.. Mas o principal é o seguinte: Primeiros Socorros não é uma caixa com medicamentos e sim uma série de primeiros procedimentos.

6. Fogo: Ser capaz de fazer e manter uma chama acessa, mesmo no frio, no vento ou na chuva, pode ser essencial para prevenir uma potencial hipotermia e outras situações decorrentes do frio.

7. Canivete: Um canivete substitui uma faca ou laminas, podendo ser usado para reparar alguns equipamentos, cortar alimento, abrir latas, etc.Mas não abro mão de que o canivete precisa possuir uma tesoura, pinça e alicate.

8. Comida Extra: Pelo menos o suficiente para se alimentar por mais um dia e uma noite. Eu por exemplo, coloco nos bolsos laterais da minha calça, barras de cereais, amendoins, torrões e mais algumas bobeiras, assim quando vai batendo aquela fome, vou me alimentando sem precisar parar.

9. Hidratação: Você pode viver vários dias sem comida, mas não viverá muito tempo sem água.. Sempre carregue dois litros de água e sempre saiba onde encontrar mais água e como tratá-la (se precisar).

10. Abrigo Extra : Um abrigo extra pode te manter quente e seco, pode ser uma forma de acampar em locais onde não há como montar uma barraca, e em situação que envolve muitas pessoas, um simples abrigo resolve grande do problema quando uma barraca se quebra.

Um dado que não mencionei no texto, foi onde adquirir essas experiências. Então não deixe de participar de um Clube de Montanhismo ou de acompanhar ativamente as discussões e temas relacionados ao mundo da montanha.

Onde encontrar Clubes de Montanhismo:

Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada

Onde encontrar informação na internet sobre Montanhismo, Escalada, Travessias e outros assuntos relacionados:

Listas de Discussões: HANGON, Trekking e Travessias, na internet: AltaMontanha, Escalada Brasil e outros blogs de montanhismo que você pode encontrar na sessão “Outras Cordadas” aqui do blog.

* Compartilhe sua opinião sobre essas dicas, dizendo quais outros itens  ou dicas você acrescentaria a essa lista.

0 Comentários:

Postar um comentário