MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Os 10 + Importantes: Fogo

Esse artigo faz parte de uma série com “10 Dicas + Importantes” para uma caminhada segura, então veja o artigo número #6:

Leia outros artigos da série: As 10 Dicas + Importantes

Uso do Fogareiro em Alta Montanha

Ser capaz de fazer e manter uma chama acessa, mesmo no frio, no vento ou na chuva, pode ser essencial para prevenir uma potencial hipotermia e outras situações decorrentes do frio.

Uma bebida quente em uma noite fria, é no mínimo bom para levantar a moral quando se está em uma situação de risco, mas quando falamos em fogo, logo vem a mente aquela lista onde se diz que um fósforo pode salvar sua vida.

É claro que isso é verdade, mas esse artigo é para montanhistas e um montanhista não deveria deixar sua vida depender de um fósforo, mesmo porque se isso acontecer, realmente ele deveria sofrer tais conseqüências, por tamanha falta de responsabilidade.

Por isso, vou me focar apenas na questão fogo, mas deixando claro que em seu estojo de P.S. já deve conter uma Caixa de Fósforo, dentro de um saquinho tipo zip e bem acondicionada, em local protegido da água, para situações extrema, onde seja necessário fazer uma fogueira, etc..

A primeira que coisa que se deve ter mente é que temos que manter um sistema de fogo como backup, um exemplo é: Levamos um isqueiro junto ao material de cozinha e uma caixa de fósforo junto ao P.S., com isso, se um dia o isqueiro não funcionar, temos o backup do fósforo.

Outro fator importante é manter a manutenção do fogareiro em dia, afinal, de nada adianta termos isqueiros e fósforos se não temos o que acender, aí sim o que sobra é uma fogueira.

Eu nunca tentei, mas acender uma fogueira em uma noite de chuva, não deve ser tarefa fácil, exceto para Macgyvers, como o Bears em seu programa À Prova de Tudo, na Discovery.

Resumindo. Se você tiver com: A manutenção do fogareiro em dia e Um Isqueiro e Fósforos como backup, dificilmente terá problemas com aquecimento.

Dicas:

  • Uma idéia legal do Blog Hiking Ideas, é pegar uma bola de algodão e esfregar bastabte em velas ou molhar em vaselina,  para criar um inicio de chama.

Tem mais dicas ou sugestões para este post? Compartilhe conosco!

2 Comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    Legal esse atigo. Vi uma vez um vídeo de como fazer para deixar os fósforos impermeáveis.
    Achei, aqui tem o vídeo:
    http://www.kampa.com.br/blog/labels/acender%20fogo.html

    Boas pedaladas,

    Augusto

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Oi Augusto,

    Obvrigado pelo comentário. Eu também já tinha visto esse vídeo, até escrevi um posto sobre o assunto:
    http://cordadainfinita.blogspot.com/2008/02/faa-voc-mesmo.html

    Abs e Volte Sempre!

    Levi Rodrigues

Postar um comentário