MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Os 10 + Importantes: Abrigo Extra

Esse é o último artigo da série “10 Dicas + Importantes” para uma caminhada segura.

Nessa lista foram incluídos vários itens de segurança, mas apesar de estar por último na lista, o artigo atual deveria estar como primeiro, senão como primeiro pelo menos entre os três primeiros artigos, pelos seguintes motivos:

  1. Um abrigo extra pode te manter quente e seco durante uma tempestade ou na falta da barraca principal;
  2. Pode ser uma forma de acampar em locais onde não há como montar uma barraca;
  3. Em situação que envolve muitas pessoas ou em casos de hipotermia ou na quebra de uma barraca de outra pessoa, um simples abrigo como esses resolveriam grande do problema do grupo;

Leia outros artigos da série: As 10 Dicas + Importantes

image

Abrigo Extra pode ser uma nova opção na “Lista dos 10 + Importantes” e dependerá muito da época e das condições da caminhada que irá fazer.

Penso que mais importante do que levar um abrigo extra é saber o que fazer se precisar de um.. Existem inúmeros recursos naturais que podem ser usados, como pequenas clareiras debaixo de árvores, abrigos feitos com capim “anta”, pequenas tocas, etc., mas o melhor mesmo é saber usar essas técnicas, mas ter outros recursos para não precisar delas.

Provavelmente você já possui uma barraca, mas considere utilizar outros meios, como o seu cobertor de emergência (veja: 10 outras maneiras de usar seu Cobertor de Emergência) ou mesmo um grande saco de lixo de 100lts, que pode ser usado como capa de chuva, corta vento, chão de barraca ou como um toldo preso em árvores e pedras.

Outra opção são os sacos de bivaques ou abrigos como o toldo TAP OCa, da Kampa ou aquelas barracas montadas com bastões de caminhadas que pesam quase nada, (algo em torno de 300g) e podem ser muito confortáveis em noites sem chuvas.

Em condições climáticas extremas, abrigos de emergência se tornam ainda mais importante, há quem leve além da barraca ou saco de bivaque ou outro recurso apenas pro precaução.

Dicas:

  • Em grupos grandes, pense seriamente em levar mais uma barraca;

Compartilhe sua opinião sobre esse assunto, dizendo se você passou por um situação onde necessitou improvisar um abrigo extra.

0 Comentários:

Postar um comentário