MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Crianças em Trilhas: Por onde Começar

O primeiro artigo Viajando com Crianças, foi minha primeira introdução ao mundo infantil da aventura e para minha surpresa, descobri que quase não há artigos (pelo menos em português) sobre o assunto.

200142996-001

E o que isso demonstra? Demonstra que os pais de hoje, ainda possuem pouca ou nenhuma cultura de “Vida ao Ar Livre” em família, consequentemente poucas crianças terão acesso a educação ambiental da forma correta.

Essa premissa, vale do ponto de vista que educação se aprende em casa e não na escola, na igreja, no clube ou na casa da vovó e por educação entendemos não somente o comportamento da criança em sociedade, mas também sua visão quanto ao mundo que lhe cerca e aí entra o papel fundamental dos pais na educação da criança.

Pesquisando com amigos, constatei o que já esperava. Muitos dos montanhistas de hoje, não aprenderam a escalar, acampar ou percorrer trilhas com seus pais e sim por iniciativa própria.

Diferente de países onde existe uma cultura de acampar em família ou de percorrer trilhas em finais de semana, o Brasil não possui essa tradição, distanciando cada vez mais o cidadão das montanhas.

Os primeiros passos para mudarmos essa realidade incluem além de uma mudança de comportamento dos pais - agora é você e sua família e não você e seus amigos montanhistas - portanto, Paciência, Dedicação, Capacidade de Adaptação e Responsabilidades, serão seus primeiros objetivos.

imageOutras formas de educação também podem vir do convívio na cidade, uma boa iniciativa é a Liga de Escalada Escolar, criada pelo escalador Dimitri Wuo e autor do livro Escalada, que apresenta a criançada o conceito da escalada esportiva Indor, com direito há campeonato entre escolas e saídas para escalar em rocha.

Finalmente, o processo de mudanças requer algum planejamento, entre outros itens:

  • Tenha objetivos claros em sua viagem, percebendo que muito além do lazer, a viagem é uma forma educação.
  • Viajar com uma crianças não é a mesma coisa de viajar com adultos. A criança não tem uma visão clara do porque está viajando, cabendo aos pais mostrar pequenos detalhes, como um por do sol, um animal da estrada ou a vida simples na barraca.
  • Tenha paciência durante a viagem e prepare-se para eventuais crises de irritação e impaciência.
  • Planeje uma viagem divertida para todos, preparando psicologicamente a criança para viagem, deixando tempo livre para descobertas, motivando a criança com novidades, tornando tudo divertido como uma grande aventura e gerando a expectativa para a próxima aventura.

Leia Mais:

0 Comentários:

Postar um comentário