MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Chuva Raios, Água e Frio. História de uma Roubada nos Marins

Semana passada o Montanhista Alex Hubner, disponibilizou um texto relatando a situação delicada que passou no Pico dos Marins (SP), com a aproximação de uma tempestade, enquanto tentava chegar ao cume para passar a noite.

DSC00718

Felizmente tudo deu certo. Mas o texto nos leva a uma reflexão sobre os limites da relação Homem x Natureza.

Em certo momento o montanhista relata:

Como que de pura sacanagem, pouquíssimo tempo depois de me acostumar com a nova situação ("ensacado" dentro do que restou da barraca - procurando uma saída de ar para respirar melhor), recebo uma generosa onda de água gelada nas costas,  que me deixa completamente ensopado, além de ensopar as coisas que estavam dentro da barraca, incluindo a mochila. Pronto! Agora o Marins me presenteava com uma de suas cachoeiras temporárias, bem em cima (ou embaixo, não sei ao certo) do meu acampamento. Como um rato molhado, metido no meio de uma tempestade elétrica, tendo a certeza de que iria tomar um raio a qualquer momento, resolvi que morreria lutando!... É óbvio que eu não tive pensamentos tão nobres naquele momento. Eu simplesmente decidi que iria sair dali o mais rápido possível, de qualquer maneira, deixando tudo para trás, levando apenas o básico nos bolsos e na mão (sim, incluindo o c*, que já estava na mão fazia tempo...), num dos maiores apertos - se não o maior - que eu já vivi em um ambiente de montanha

É bem perceptível pelo texto, a gravidade da situação, e como estava o lado emocional e psicológico do montanhista.

Levando-se em conta que o montanhista tinha experiência, conhecimentos aprofundados do local e sua orientação, equipamentos apropriados (tá certo que alguns já estavam meio velhinhos...) e principalmente noção do risco real que corria naquele local, podemos verificar que três decisões foram super importantes para acalmar e ajudar a solucionar a situação e assim sair daquele perrengue.

  1. Analisar e optar por abortar a subida, assim que identificou os primeiros sinais de perigo;
  2. Decidiu retornar a noite, quando percebeu que poderia ser vitimas dos raios que assolavam o local;
  3. Mesmo com risco do uso do celular, contatou a família para informar a gravidade da situação e pedir ajuda;

Vale à pena ler o texto inteiro, pois situações parecidas com essa ocorrem em quase todas as montanhas do Brasil e aproveitem para ler outros artigos publicados aqui no Blog sobre o assunto.

Leia o relato completo de Alex Hubner em:

Leia mais sobre o assunto:

0 Comentários:

Postar um comentário