MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Séries | Nó "8"

Leia mais:

A maior parte dos nós que usamos, aprendemos na escalada, mas eles podem seu aplicados nas mais variadas utilizações, desde para prender uma rede no gancho da parede até para amarrar sapatos.

image

Um dos nós mais versáteis e úteis é o “Nó Oito ”, podendo ser simples ou duplo. Sua versão simples (fig.1) é utilizada para unir cordas de um mesmo diâmetro, muito usada por marinheiros e pelo pessoal naútico.

Mas o “8 duplo” é o que realmente nos interessa. Mundialmente aceito como o melhor nó para encordamento e ensinado em quase todas as escolas mundiais.

Por ser amplamente divulgado, seguro, simples de fazer e de conferir, é muito fácil achar um escalador (principalmente em SP) usando o "oito"

Veja o nó sendo feito no vídeo abaixo:

 

Mas também é muito fácil achar um escalador reclamando que o nó está difícl de desatar, após um dia de escalada. Esse é um dos grandes inconvenientes do “8” é a dificuldade de desatá-lo após uma queda, já que ele se compacta muito, até por esse motivo que muita gente usa o “Lais de guia com backup” para se encordar.

No site Marski Montanhismo, poder ser encontrado tem um pequeno vídeo onde o Davi , demonstra uma solução muito simples para resolver esse “problema” .

0 Comentários:

Postar um comentário