MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Os 10 + Importantes: Proteção Térmica (Roupas Extras)

Esse artigo faz parte de uma série com “10 dicas mais importantes” para uma caminhada segura, então veja o número #3:

# 3. Proteção Térmica (Roupas Extras)

Você verificou a previsão do tempo antes que ir para a trilha? Mesmo que a previsão “prometa” céu limpo e claro e temperaturas agradáveis, tenha certeza de estar levando pelo menos uma camada a mais de roupas, geralmente uma boa capa de chuva ou impermeável, pois não muito raro aquele dia lindo torna-se um dilúvio.

O que você precisa levar dependerá da época e do tipo de caminhada:

· No Verão, um corta vento/ impermeável e um fleece, costuma ser o suficiente.

· No Inverno, independente da região evite roupas de algodão, tendo sempre a mão, blusas extras, um underwear, luvas, gorros, e é claro o impermeável.

image Mas se você ainda não tiver certeza do que levar? No livro: The Freedom of the Hills (sem tradução para português), há uma dica bem legal para tirar essa dúvida. Faça a seguinte pergunta a você mesmo:

"O que pode acontecer de pior na região aonde vou? E o que seria necessário para sobreviver a ela?.”

Com base em sua reposta, saberá o que é necessário levar.

Dicas:

1. Meias extras podem ser usadas como luvas.

2. Antecipe sua troca de camadas em outras palavras, não espere suar demais e nem a chuva chegar para trocar de roupas.

3. Se não tiver onde se proteger, continue andando, pois essa é a melhor maneira de se aquecer, não importa o qual difícil seja.

Uptade 13.05.2008:

Antes de qualquer caminhada, vale a pena dar uma olhada nesses links meteorológicos para ver como estará o tempo na região escolhida.

Via: Blog do Tonto

Tem mais dicas ou sugestões para este post? Compartilhe conosco!

Leia mais:

0 Comentários:

Postar um comentário