MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Os 10 mais Importantes: Proteção Térmica

Leia mais:

Esse é um item muito particular, todos possuem suas preferências e costumes, mas alguns procedimentos são considerados essências para travessias mais longa ou em locais com clima mais quente.

Esse artigo faz parte de uma série com “10 dicas mais importantes” para uma caminhada segura, então veja o número 2:

image

 

  • Roupas corretas são fundamentais, podemos até dizer que elas também são equipamentos. Há inúmeros modelos disponíveis nas lojas especializadas, com características especificas para transpiração, proteção térmica, proteção externa dentre outros. Tudo depende do tecido usado, das costuras e da transpiração do material, (uma camiseta de algodão molhada é praticamente inútil, além de perigosa).
  • Óculos de sol, protetor solar (para a pele e os lábios), e vestuário adequado são necessários para a proteção solar durante o ano inteiro, não importa se o clima é frio ou quente, mas é especialmente importante quando estamos em regiões onde há muita a água, vento ou calor. Quanto maior a incidência de raios ultravioleta mais exposto estará graves queimaduras de pele, incluindo o câncer de pele. Protetor solar deve ser de pelo menos fator 15 (embora seja preferível 30), e que bloqueie os raios UVA e UVB, deve ser aplicado sempre estiver caminhando, mesmo em dias nublados. Não se esqueça de reaplicar com freqüência, incluindo os lábios (que deve ser usado um protetor tipo “manteiga de cacau”, especialmente se você estiver molhado.

Dicas:

  1. Se você usa óculos como eu, leve um de “backup”, para o caso de ocorrer algum acidente com os óculos.
  2. Cuidado com o seu rosto, caminhadas em crista de montanhas podem ser muito perigosas para a pele, pois a pedra reflete os raios solares, provocando queimaduras na pele do rosto.
  3. Não se esqueça de usar um boné ou outra cobertura para o seu pescoço.

Tem mais dicas ou sugestões para este post? Compartilhe conosco!

0 Comentários:

Postar um comentário