MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Os 10 + Importantes: Iluminação

Leia mais:

Os 10 + Importantes: Proteção Térmica (Roupas Extras) | Os 10 mais Importantes: Proteção Térmica | Os 10 mais importantes: Orientação | 8 Dicas para fazer uma boa caminhada "em solitário" | 10 outras maneiras de usar seu Cobertor de Emergência | Kit Pessoal de emergência | Cinco itens Essenciais para levar na mochila em sua próxima caminhada - Parte 1

Esse artigo faz parte de uma série com “10 dicas mais importantes” para uma caminhada segura, então veja o número #4:

image

#4. Iluminação

Você planejou uma caminhada ou uma escalada de um dia, pensando estar em casa antes do jantar. Mas aconteceu algum imprevisto como uma forte chuva ou uma pequena torção, nessas situações, uma iluminação adequada pode ser a diferença entre retornar seguro ou não de forma segura para casa.

As lanternas de cabeça ou “Headlamps” são as preferidas por montanhistas por permitir que as mãos fiquem livres, além de serem leves e compactas. Mesmo em caminhadas curtas ou pequenas escaladas, é muito importante manter uma headlamp sempre a mão, sem se esquecer de trazer também pilhas e lâmpadas extras.

Dicas:
     1. A lanterna pode ser usada como um dispositivo de emergência para sinalização, alguns modelos têm uma opção strobe (piscando) muito utilizada por ciclistas, mas podendo ser também usada como um sinalizador para localização.
     2. Modelos com lâmpadas de leds são mais funcionais quando utilizadas apenas para uma iluminação local (algo em torno de 3m2) , pois são mais leves e com uma capacidade de iluminação muito maior do que as normais,

Tem mais dicas ou sugestões para este post? Compartilhe conosco!

4 Comentários:

  1. Hilton Benke disse...
     

    Acho q lanterna de LED hoje é imprescindível...

    Primeiro porque raramente tem problemas de funcionamento. Seus LED´s tem uma vida útil longa (10 anos) e dificilmente queimam.

    Hoje já existe modelos de LED que iluminam com muita distância. Alguns passam de 30 metros com facilidade.

    Lanternas de LED são muito mais econômicas. As pilhas duram muito mais. Eu cansei de ficar sem luz na serra do mar pq as pilhas (inclusive as reservas) se acabavam. Fora o custo. Não lembro quando foi a última vez que troquei as pilhas da minha lanterna de LED.

    O LED é muito mais resistente à água e ao frio. Como praticamente não gera calor, dificilmente terá problema com choque térmico.

    As lâmpadas comuns estragam quando vc tem um choque violento na lanterna. Já isso não aconcetece com os LED´s.

    Enfim só vejo vantagem no uso...

  2. Cid Guedes disse...
     

    Oi, não é um comentario sobre o assunto, apesar de me interessar bastante pois tenho uma predileção por trekkings noturnos, mas estou aqui realmente para lhe dar os parabens pelo blog. Tenho um blog sobre o mundo outdoor tbm, claro, não tão bom quanto o seu, bem amador ainda.

    Depois de uma olhada lá!
    se permitir tbm, colocarei o link de seu blog no meu pois as pessoas q lá visitam, vão curtir muito seu blog.

    Agora sobre o post, eu tbm uso lanternas LED e são muito boas, tenho uma otima visibilidade e nunca me deixaram na mão inclusive em periodos de muita chuva...

    abraços!

  3. Levi Rodrigues disse...
     

    Oi Hilton e Cid,

    Eu escrevi como se fosse uma opção, mas minha lanterna principal é uma Tika (petzl), daqueles primeiros modelos que chegaram ao Brasil e não troco por nada.

    Até tenho uma outra "Zoom", mas a funcionabilidade da Tika para mim é excepcional.

    Abs a todos.

    Levi Rodrigues

  4. Hilton Benke disse...
     

    Opa Levi!

    Também tinha uma tika, q me furtaram...

    To usando uma tikka plus... é praticamente igual a tikka, mas ilumina um pouco mais...

    Abrazos!

Postar um comentário