MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Nalgene: Será que vão mudar mesmo?

Leia mais:

· Será realmente o fim das garradas Nalgene?

A impressa especializada em montanhismo tem escrito muitos artigos sobre a Nalgene e a utilização do BPA na fabricação de suas garrafas, apesar da empresa já ter anunciado que deixara de utilizar o composto.

image

Segundo o Blog All Climbing, parece que lojas como a REI (USA )e a  MEC (Canadá) realmente retiraram de suas prateleiras, produtos que contenham o bisfenol A em sua composição.

No blog da National Geographic Adventure tem algumas dicas sobre o assunto:

image1. Como faço para saber se minha garrafa tem bisfenol?
Olhe no fundo da garrafa para um número cercada por três setas. Garrafas em policarbonatos com BPA são sinalizados com o número sete.

2. Onde posso comprar uma garrafa livre de ABP?
A  Rei já possui novos modelos utilizando o “Eastman's Tritan ™”, mas aqui no Brasil, não sei se haveriam outras opções, além das garrafas de plástico ou de alumínio.

No site da Nalegene há uma seção com as principais informações sobre o assunto, além de terem criado outro site para esclarecer mais sobre o assunto.

Caso você esteja disposto reutilizar seu Nalgene de forma criativa, no blogimage Trailspace há duas idéias muito boas, principalmente a do “Kit de Primeiros Socorros”. Parece ser o segredo mesmo para descobrir se a sua garrafa é feita utilizando o BPA é de olhar para o fundo e descobrir se tem o número “7” impresso, se quiser ver uma lista completa dos tipos de plásticos, veja aqui.

Fonte: All Climbing

2 Comentários:

  1. Alvaro Alvares disse...
     

    Tenho duas garrafas similar a essas da Nalgene, da marca Wenger Swiss Gear

    http://www.wengerna.com/browse/browse.jsp?cat_id=45&sub_cat_id=52

    com o 7 no fundo será que elas possuem o tal BPA? Essas garrafas usam o GE Lexan.

    Abraço

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Oi, Álvaro,

    Não sou nenhum especialista no assunto, mas pelo que ver, acho que é sim.

    Talvez a melhor coisa a se fazer, é entrar em contato com o importador, mas não se alarme, pois não acredito que possa causar danos maiores com um esporádico, mas é bom estar ciente sobre o que usamos.

    Um abraço e volte sempre para comentar.

    Levi Rodrigues

Postar um comentário