MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Os 10 mais importantes: Orientação

Leia mais:

Embora seja muito subjetiva e pessoal essas listas de ”Itens mais importantes” em uma caminhada, penso que o mais principal não é o que levar dentro da mochila e sim, o que levar dentro da cabeça.

Nesse caso, o quesito orientação vem em primeiro lugar na cabeça de muitos montanhistas.

#1. Orientação:

Enquanto os “10 Itens Essenciais” podem variar muito em função do tipo de viagem ou com quem está fazendo, um mapa topográfico da região e uma bússola, sempre serão fundamentais para garantir a segurança de qualquer travessia.

É claro que hoje as listas não se resumem mais as bussolas e cartasimage topográficas, já que com pouco mais de R$400,00, podemos comprar um GPS básico que garante mais facilidade de orientação e dependo do modelo, um altímetro. Só que, eles de nada servem, se você não souber usá-los ou se acabar as pilhas!!!

Dicas:

· Ao comprar uma carta topográfica, tire uma cópia colorida o local para fazer  suas anotações, preservando assim o original e não se esqueça de plastificar ou usar um saco, tipo “Zip-lock”

· Pesquise bem ao comprar a bússola, pois existem modelos específicos para orientação.

Saiba mais sobre orientação:

image Livro de Orientação do Excursionista Perdido - livrinho de 60 páginas, aliás, um dos mais procurados, tratando das técnicas de uso de mapa e bússola. E principalmente de como desenvolver sua intuição, para se orientar em montanha e trilha

Mais dicas:

· Você também pode encontrar uma boa explicação sobre cartas topográficas e bússolas, no site GPS Global

· Download de cartas Topográficas no site do IBGE ou nos IBGE´s de sua cidade

Leitor!

Se você tem dicas sobre outros sites ou técnicas relacionados ou assunto, não deixe de compartilhar!

0 Comentários:

Postar um comentário