MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

O que é mais perigoso?

 

O que é mais perigoso no Himalaia? Escalar um 8000 mil ou andar de Helicóptero.

A pergunta acima foi feita pelo Pedro Hauck em uma matéria escrita para o  AltaMontanha sobre o acidente com um helicóptero, no campo base do Makalu.

São perguntas como essa que me fazem ter certeza que as montanhas continuam sendo mais seguras que as cidades.

É claro que acidentes acontecem em qualquer lugar, até mesmo nas montanhas,  mas lendo a matéria percebemos que a possibidade de sofrer um acidente como esse é  muito menor do que se comparado com um acidente aéreo (esse sim ouvimos muito mais relatos), sem contar se for comparado a possibilidade de ser assaltado ou de sofrer um acidente de trânsito, sejam eles por causas naturais ou por falha humana.

Mas realmente as imagens do acidente são impressionantes.

 

 

Waldemar Niclevicz que estava no momento da queda do helicóptero comentou:

O Helicóptero bateu no chão em alta velocidade, afundando o bico no solo arenoso, estava a ponto de capotar, de bater as gigantescas hélices (medem talvez uns 8m de comprimento!) no chão, acabou derrapando, levantando uma gigantesca nuvem de pó, até finalmente baixar novamente a sua parte traseira e parar. Filmei todo o acidente, as imagens ficaram impressionantes! Que gigantesco susto, uma imensa tragédia não aconteceu por pouco! (fonte: Altamontanha)

Mas eu posso dizer que já vi e ouvi coisas muito piores, aqui pertinho de mim, na minha cidade mesmo.

A frequência de acidentes com helicópteros em montanhas parece até assustadora, mas casos como o da menina Isabela ou do menino João Hélio (que foi arrastado pelas ruas do Rio de Janeiro)  me deixam  muito mais impressionados, na verdade,  fico pensando que tipo "pecado" fizemos para que a humanidade chegasse nesse nível de decadência.

Por isso,  ainda prefiro ir para as montanhas por mais "perigoso" que seja, pelo menos lá me sinto seguro ou melhor, "em casa".

Leia a matéria completa  sobre os acidentes com helicópteros em montanha, escrita pelo Pedro Hauck, vale a pena!!

2 Comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    Sweet website, I had not noticed cordadainfinita.blogspot.com before during my searches!
    Carry on the good work!

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Sorry, but no.

Postar um comentário