MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Rodrigo Raineri embarca para o Nepal para escalar o Everest pela Face Sul

Um dos mais experientes alpinistas do Brasil, Rodrigo Raineri segue para o Nepal para sua terceira expedição ao Monte Everest, a maior montanha do mundo com 8.850 metros de altitude. Desta vez, Raineri tentará a ascensão pela face sul.

“Este ano será tudo bem diferente. Decidi escalar pela Face Sul (Nepal) e vou organizar a minha própria expedição. O único detalhe que continua igual é o meu sonho de chegar ao cume sem usar cilindros de oxigênio suplementar”, conta Rodrigo.
Foto: Rodrigo Raineri

Rodrigo acredita muito no sucesso nesta empreitada, pois em 2005, durante a sua primeira investida no Everest, junto com seu parceiro Vitor Negrete, chegou a 8.200m sem o auxílio de oxigênio suplementar.

Naquela ocasião, por conta do mau tempo, decidiu pelo uso do oxigênio engarrafado. Continuou sua subida até 8.800m quando, a menos de 50 metros do cume decidiu voltar por motivos de segurança.

Nascido em Ibitinga e radicado em Campinas desde que foi para esta cidade cursar Engenharia da Computação na Unicamp, Rodrigo Raineri terá como parceiro de expedição, Eduardo Keppke, cirurgião plástico, campineiro e seu amigo, com quem realizou expedições à Bolívia e ao Kilimanjaro, na Tanzânia.

Eduardo Keppke que fará a escalada utilizando cilindros de O2 tem em seu currículo de alpinista montanhas como McKinley, Aconcágua, Illimani e Elbrus.
Foto: Rodrigo Raineri

Raineri explica que “eu estive por duas vezes no Nepal entre 2006 e 2007 e já deixei tudo preparado. Contratei os sherpas com quem já trabalhei em outras expedições e em quem posso confiar. Eduardo e eu iremos acompanhados de um sherpa cada um no dia do ataque ao cume. Queremos o máximo de segurança na nossa investida”.

Rodrigo Raineri segue primeiro para a Europa onde providenciará a compra dos últimos equipamentos. De lá, segue para Kathmandu, capital do Nepal, onde organizará a expedição.
Eduardo Keppke sai do Brasil no fim de março, e no início de abril ambos seguem para a montanha onde iniciarão a caminhada de 10 dias até a base da montanha, a 5.300 metros. Após o estabelecimento do Acampamento Base, passarão pelo período de aclimatação e montagem dos Acampamentos Superiores.
Foto: Rodrigo RaineriO ataque ao cume deve acontecer na primeira quinzena de maio, dependendo do posicionamento das Correntes de Jato (Jet Stream) e da chegada das monções, fenômenos climáticos que possibilitam uma janela de bom tempo nas grandes altitudes do Everest.

A Expedição Everest 2008 Sem O2 tem patrocínio da Snake, Wizard Idiomas e apoio da Cia Athletica, Lenços Presidente e Grade 6

Leia mais:

Via: Altamontanha

2 Comentários:

  1. Lucia Malla disse...
     

    Então pq o nome do Rodrigo consta na lista oficial do MountEverest.net pelo Tibet? Q confusão. Mas melhor pra ele, Rodrigo, q pelo menos conseguirá fazer a tentativa, não dependerá do governo chinês e suas gracinhas.

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Oi Lúcia,

    Eu me perguntei isso também, mas acho que houve uma mudança nos planos dele ou talvez não tenham atualizado o site e ainda pode ser que ele nem tenha enviado a alteração.

    Pelo menos, ou melhor, por enquanto se não mudarem nada, estará tudo ok com eles.

    Abs
    Levi Rodrigues

Postar um comentário