MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

As lesões e o uso das mãos na Escalada

Caro leitor: O Cordada Infinita conta com você! Responda à pesquisa sobre o Cordada Infinita, e contribua para melhorar o blog.

Leia mais:

Você sabia que:

  1. Metade dos escaladores de ginásios sofreram ferimentos sérios no ano passado, que os imobilizaram por pelo menos um dia.
  2. Um terço tem excesso lesões crônicas como no cotovelo e no ombro, além de tendinites.
  3. Mais de um quarto sofreram mais de uma lesão nas mãos e nos dedos. São cortes no tecido epidérmico por forçar as mãos mais do que suportam.
  4. No entanto, apenas 10% das lesões vieram de quedas.

.
image 

Esse é o resultado de um levantamento feito na Inglaterra, com mais de 200 escaladores e foi publicado em Dezembro no “British Journal of Sports Medicine”, com o título  "The epidemiology of rock climbing injuries" (A Epidemiologia das Lesões na Escala em Rocha).

Os autores também descobriram que os escaladores são muito mais teimosos do que se pensava, isso quando se trata de procurar ajuda médica.

  • Apenas 11% procuraram um médico
  • 18% procuraram um fisioterapeuta para o tratamento
  • 14% pediram a ajuda de outros escaladores.

Pelos menos os escaladores não se lesionan tanto quantos bailarinos.

Ttambém na Inglaterra, descobriu –se que 80% dos profissionais de dança sofreram pelo menos uma lesão nos últimos 12 meses.

O estudo sobre os bailarinos também constatou que 25% tiveram problemas alimentares como a anorexia ou bulimia.

Esta questão não foi tratada nos estudos sobre o escaladores, mas estima-se que distúrbios alimentares são quase tão comuns  nos escaladores esportivos e de boulder quanto em outras atividades.

Este estudo reforça o perigo da “overdose” de rocha,  como em qualquer outro esporte.

Muitas lesões sucessivas podem levá-lo a uma situação irreversível.

Mas essas lesões também são as mais fáceis de serem prevenidas, isso  quando tratadas adequadamente e aliada ao desenvolvimento proporcional da musculatura, além de uma boa alimentação.

No artigo “O Correto uso das Mãos na Escalada Esportiva”, escrito por Plínio Matos para o  Blog do Baldin, dá uma boa idéia de como usar as mãos corretamente, evitando assim muitas lesões desnecessárias.

Via: Sport News

2 Comentários:

  1. Alex disse...
     

    O atalho para o Correto uso das mãos, não abre, da erro,segue o correto

    http://blogdobaldin.blogspot.com/2007/12/o-uso-das-mos-na-escalada-esportiva.html

    Continue sempre assim, seu Blog é um dos melhores.

  2. Levi Rodrigues disse...
     

    Oi Alex,

    Obrigado pela dica, já corrigi o link.

Postar um comentário