MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Expedições Brasileiras no Everest podem ter problemas com as novas medidas do governo chinês.

Caro leitor: O Cordada Infinita conta com você! Responda à pesquisa sobre o Cordada Infinita, e contribua para melhorar o blog.

Atualizando:

  • O Hilton do AltaMontanha, acaba de me informar que "O casal Coelho não vai este ano pro Everest... E o Raineri vai pela sul este ano!
    Sem problema para os Brasileiros...h! Sem esquecer q a Daniela Teixeira é portuguesa..."

Nada como ter leitores que entendem e partipam do assunto.

Um fato que passou despercebido por mim quando postei a noticia “Everest fechado até 10 maio” e muito bem lembrado pela Lúcia Malla, no artigo “Everest pelo Tibet em 2008: Problemas à vistaé a situação das expedições Brasileiras que já estavam nos preparativos finais para a temporada desse ano.

Em 2008, temos três expedições Brasileiras: Na face norte (Chinês), Daniela Teixeira e a tentativa solo do Rodrigo Raineri que foram afetadas pelas medidas e na face sul (Nepal) a The Coelhos, do Paulo e Helena Coelho, que só não foram afetadas porque o governo do Nepal, não acatou a recomendação da China de não emitir as autorizações.

Com a autorização para as expedições chegarem ao campo base, apenas após o dia 10 de maio, torna essa temporada de 2008, a mais complicada da história.

Em maio, muitas expedições já fizeram suas tentativas ou pelo menos já se aclimataram e estão com todos os preparativos prontos e essa nova medida inviabilizara muitas tentativas.

Essa decisão arbitraria mostra cada vez mais os contrastes entre a imagem que China quer passar para o mundo e a realidade de um país, onde cristãos são perseguidos por não fazerem parte da igreja oficial, (além de serem obrigados a trabalharem em empresas do governo), onde o acesso a informações é monitorado e cidadãos punidos em caso de desacordo com o governo, além de uma série de ações que vão contra a liberdade pessoal, como a situação absurda do controle de natalidade feito pelo governo e muitas outras violações contra seus cidadãos, tudo em nome da “prosperidade” do povo chinês.

Lúcia também escreve:

A novidade, é claro, vem fantasiada da suposta necessidade da tocha olímpica chegar ao cume do Everest poucos meses antes do início oficial dos Jogos de Beijing, para facilitar a escalada do time chinês, etc. etc. Mas a manobra da China tem claras intenções que todo mundo que não vive em mundo cor-de-amarelo Gobi percebe: evitar que haja protestos pela libertação do Tibet, pela liberdade de imprensa, pelos direitos humanos, e mais tantas violações à vida nessa época de Olimpíadas, ou seja evitar o embaraço do governo chinês a qualquer custo. No ano passado, ativistas protestaram com uma faixa que dizia "Free Tibet" no acampamento-base do lado norte, demonstração que se alastrou pela internet mundial e que gerou mal-estar em Beijing. Dessa vez, o governo quis cortar o mal pela raiz antes mesmo dele ser semeado, da forma autoritária como frequentemente age. Entretanto afetou muitos ocidentais e esportistas que já estavam preparados para a escalada como todos os anos acontece. Mas como bem disse esse artigo opinativo do MountEverest.net:

"Signs are often early, but they are always there. What happens on Everest can happen anywhere."

Mais informações:

Leia mais:

Fonte: Uma Malla pelo Mundo

3 Comentários:

  1. Hilton Benke disse...
     

    Opa Levi!!!

    O casal Coelho não vai este ano pro Everest... E o Raineri vai pela sul este ano!

    Sem problema para os Brasileiros...

  2. Hilton Benke disse...
     

    Ah! Sem esquecer q a Daniela Teixeira é portuguesa...

    Sugiro: http://www.altamontanha.com/news/16/news/news_item.asp?NewsID=217

    Abrazos!

  3. Lucia Malla disse...
     

    Levi, q bom q vc corrigiu seu texto sobre a Daniela. Ela não é brasileira, eu corrigi meu texto lá. Foi um mega-furada minha. Ooops! :)

Postar um comentário