MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Everest 2008: A bagunça continua

A situação no Everest é realmente confusa. Nem o fechamento da face norte do Everest está explicada ou dada como certa. Após emitir um FAX que, graças a internet, já rodou o mundo, o governo Chinês, segundo a agência EFE, Zhu Jing, do escritório do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, declarou que "não existe nenhum plano de impor limitações aos estrangeiros que realizam expedições ao Everest pela face norte durante a primavera de 2008". Nos resta esperar para ver se algum 'permiso' para ascensão antes do dia 10 de maio será concedido...

Everest

Porém, exceto para a expedição chinesa que quer colocar a tocha olímpica no topo do teto do mundo, em princípio, até o dia 10 de maio, o que se sabe é que a face norte do Everest estará fechada até esta data. Pelos cálculos do governo Chinês, seja como for, até esta data a tocha olímpica já deverá ter estado no topo.

Entretanto, o que ocorrerá se os alpinistas não conseguirem levar a tocha no tempo previsto?

Como sabemos o montanhismo não pode gerar obrigações como a que os chineses estão impondo aos seus alpinistas. Esperamos que nada de mal aconteça com a expedição chinesa, porém pensar em uma expedição que tem a obrigação de chegar ao cume do Everest por questões de Estado e ainda em datas pré fixadas, nos leva a acreditar que o risco que estes alpinistas terão que assumir é excessivo e, a não ser que muita sorte os acompanhe, podemos estar de frente a um suicídio alpinístico.

Além disso, esta expedição não somente terá que chegar ao cume na data por motivos políticos como também econômicos. A China está disposta a perder um bom dinheiro das expedições, pois anunciou a baixa do valor dos 'permisos' para o Shisha Pangma, a fim de agradar os chefes de expedições que assim poderiam aclimatar e faturar no período de proibição. Todavia resta perguntar se existirão expedições disposta a iniciar a ascensão ao Everest após o dia 10 de maio.

O Cerco à Face Sul

Pequim pediu ao governo do Nepal que também fechasse o acesso também pela face sul, porém a proposta foi rechaçada. No entanto, as negociações seguem, e estão próximos de chegar a um bom acordo.

Everest Foto: Barrabes.comO motivo? O site 'monteverest.net' comenta que provavelmente tenha algo haver com os 121 milhões de euros em créditos de exportação e importação que um Banco estatal Chinês acaba de conceder ao Nepal. Talvez também seja por este motivo que, há mais de ano, o Nepal esteja desacordando a Convenção Internacional sobre Refugiados, entregando os refugiados políticos às autoridades chinesas.

O acordo que está prestes a ser fechado e aceito pelo governo nepalês consiste em não fechar o Everest, e sim proibir as expedições de ultrapassar o acampamento 3, até a supra citada data, quando a partir daí, as expedições poderiam tentar o ataque ao cume. Claro, se a tocha já estiver chegado ao cume...
Isto obrigaria aos alpinistas a tentar ataques muito rápidos e definitivos, com uma aclimatação insuficiente, o que provavelmente nos fará ver algum problema grave na montanha durante esta "temporada" que iniciará politicamente no dia 10 de maio.
Isso, claro, se a tocha olímpica já tiver chegado ao cume… Pois caso contrário, uma nova ordem chinesa poderá proibir o ataque ao cume por mais tempo o que definitivamente fará com que o único caminho aos montanhistas seja o retorno para casa.


Protestos

Por outro lado, juntamente à passagem da tocha olímpica pelo Tibet, há a formação de inúmeros protestos dentro como fora do País. Uma marcha que pretendia sair desde Delhi até a fronteira, composta por refugiados, foi dissolvida pela polícia hindu faz dois dias, com mais de 100 detidos.

De Lhasa chegam informações de protestos que já perduram dois dias, protagonizados por mais de 600 monjes. Informações desencontradas afirmam que ocorreram detenções e, inclusive, uso das forças armadas paramilitares da China. Certo é que são os maiores protestos desde 1989, e os estrangeiros estão sendo desviados da região.

Política e Economia nos Jogos Olímpicos de Pequim

É sabido que o interesse econômico é o que marca as relações internacionais com a China. Segundo o periódico Washington Post, o governo americano decidiu, nesta mesmo semana, e como gesto de boa vontade ante a realização dos jogos olímpicos, retirar a China da lista internacional de países violadores dos direitos humanos. Também confirmou a presença do presidente Bush na cerimônia inaugural dos jogos.


O Fracasso dos Jogos Olímpicos


Bandeira Olímpica

Não precisamos mais que 2 horas para entender o pensamento Chinês. Basta uma ida a uma locadora de filmes e em 1 hora e 47 minutos assistir o filme "Sete Anos no Tibet" para entender o pensamento e a crueldade chinesa.

Estas olimpíadas já nasceram fracassadas. O fechamento do Everest, o uso das montanhas como interesse político, a falta de caráter do governo norte americano, a falta de humanidade do governo Chinês, a falta de bom senso do COI (Comitê Olímpico Internacional) ao eleger Pequim como sede dos jogos, enfim, o uso político indiscriminado do que deveria estar completamente desatrelado de política faz insurgir em cada um de nós um sentimento triste, de revolta.

E isto, por si só, já traduz o fracasso do principal objetivo dos jogos, presente na bandeira olímpica: A união dos povos.
NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA


O Nepal acaba de oficializar o fechamento do Everest pelo lado sul...


Leia mais em:

Via: Alta Montanha

1 Comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Postar um comentário