MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

A Matemática do Saco de Dormir

Leia mais:

image

01 saco de dormir de inverno + 01 saco de dormir de verão =  01 saco de dormir de quatro estações

Essa teoria do uso de mais de um saco de dormir, não é a mais funcional, mas alguns montanhistas até a usam, muito mais por falta de um saco de dormir adequado do que por questões técnicas..

Recentemente li a mesma teoria Blog Get Outdoors.com, quando o autor do artigo, fez um teste em uma caminhada e diz ter aprovado a idéia.

Mas quais são os pontos positivos e negativos dessa idéia:

Positivos

  • Na falta de um saco de dormir de 3 estações, podemos usar um mais simples, como os de camping (Verão)
  • Aumento da camada de isolamento externo
  • Aumento do conforto interno (acolchoamento)
  • Maior controle da temperatura interna, podendo tirar um saco de dormir ou apenas abrir o zíper

Negativos

  • Maior volume e peso na mochila, pois teria que levar dois sacos de dormir
  • Imobilidade interna
  • Dependendo da situação, pode haver uma condensação interna

Olhando dessa forma, até parece que os pontos positivos seriam maiores, mas há alguns meses, houve uma "discussão" na lista HangOn sobre o mesmo tema e o Davi Marski trouxe alguns conceitos físicos muito importante sobre o tema.

Em resumo, ele explicou o seguinte: Um saco de dormir por si só não aquece nada, ele apenas nos impede de ter contato com a temperatura exterior.

Então o que nos aquece?

Esse é o mesmo princípio de um cobertor doméstico. Nosso calor é conduzido pelo ar quente que está circulando dentro do saco de dormir e como o ar é um ótimo isolante térmico, permite que as células de ar se expandem preenchendo todo o espaço existente e assim mantendo o calor.

Então vai a dica:

Em vez de usar dois sacos de dormir ou muitas roupas para tentar se aquecer naqueles dias frios, use um daqueles sacos de bivaque (ou faça o seu  usando nylon ripstop), mas cuidado, senão tiver muito frio pode ocorrer o efeito inverso, ou seja, a troca de calor passa a ser por condução, mas sem se esquecer do isolante térmico!.

Fonte: HangOn, Get Outdoors, Marki Montanhismo

0 Comentários:

Postar um comentário