MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Morre Edmund Hillary, o primeiro homem a escalar o Everest

Sir Edmund Percival Hillary falece aos 88 anos, na cidade de Auckland, na Nova Zelândia

O primeiro homem a escalar o Monte Everest, Sir Edmund Percival Hillary, faleceu na noite desta quinta-feira aos 88 anos de idade, na cidade de Auckland, na Nova Zelândia.

O feito do neozelandês Hillary foi realizado no dia 29 de maio de 1953, quando conseguiu chegar ao cume do monte, a 8.850 metros de altitude. Ele foi acompanhado em sua excursão pelo sherpa Tenzing Norgay, outra lenda do alpinismo.
A saúde de Sir Edmund havia piorado consideravelmente desde abril do ano passado, quando ele sofreu uma queda durante uma visita ao Nepal. O alpinista recebeu o título de cidadão nepalês em 2003 pelo seu feito histórico.

Desde que conseguiu escalar o Everest, Sir Edmund dedicou sua vida para ajudar os sherpas (guias) da região Kumbu do Nepal, mas sem muito sucesso pela inconsistência política do local. Mesmo assim, o pioneiro conseguiu arrecadar fundos para construção de escolas e melhoramento da infra-estrutura da região através da sua fundação, que leva seu nome.

Sir Edmund Percival Hillary foi nomeado cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 16 de julho de 1953; membro da Ordem da Nova Zelândia em 1987 e, finalmente, membro da Ordem da Jarreteira em 23 de abril de 1995.

Via: Blog de Escalada

0 Comentários:

Postar um comentário